Fechar
GP1

Piauí

Ministério da Saúde realiza pesquisa de saúde bucal no Piauí

Após o mapeamento da população, será a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico.

Para identificar as condições de saúde bucal mais prevalentes na população brasileira e subsidiar políticas públicas, o Ministério da Saúde realiza a terceira edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Até junho deste ano, a pesquisa vai coletar dados da população em 422 municípios, sendo 17 no estado do Piauí.

A SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira e, neste ano, é realizada com 50 mil pessoas. Nesta primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. A participação é importante, visto que o participante que tem algum problema bucal detectado, já é encaminhado para a unidade odontológica.

Foto: Divulgação/AscomSaúde bocal
Saúde bocal

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Nordeste. “Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou.

Após o mapeamento da população, será a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.

Entenda

A SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Esta pesquisa representa a continuidade dos modelos já realizados em 2003 e 2010, e será realizada com mais de 50 mil pessoas (50.800 pessoas) inseridas em 422 municípios, sendo estes 395 municípios do interior somados às 26 capitais e ao Distrito Federal. Nesta fase, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 4 milhões.

Por meio da pesquisa, busca-se identificar as doenças bucais mais prevalentes como a cárie dentária e a doença periodontal, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Confira os municípios do Piauí:
1. Teresina
2. Barras
3. Bonfim do Piauí
4. Canavieira
5. Corrente
6. Elesbão Veloso
7. Floriano
8. Ilha Grande
9. José de Freitas
10. Marcos Parente
11. Oeiras
12. Parnaíba
13. Pedro II
14. Picos
15. Ribeiro Gonçalves
16. Simões
17. Valença do Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.