Fechar
GP1

Piauí

Regina Sousa participa de eventos em Boqueirão do Piauí e Piripiri

Em Boqueirão, ela participou da formatura do Proerd e em Piripiri, da 15ª Romaria da Terra e da Água.

A governadora do Piauí, Regina Sousa, visitou, nesse sábado (16), as cidades de Boqueirão do Piauí e Piripiri, no norte do estado. Em Boqueirão do Piauí, a gestora participou da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Já em Piripiri participou da 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí.

Um total de 112 estudantes receberam o certificado de conclusão do curso do Proerd. Regina Sousa falou sobre a importância do programa, que além de educar, atua na prevenção ao consumo de drogas. "O Proerd é um programa importantíssimo que a Polícia Militar criou há muito tempo e que faz esse belo trabalho nos municípios, em parceria com as prefeituras. A iniciativa oferece atividades como esporte e cultura às crianças e aos adolescentes para eles saberem fazer outras coisas e não enveredar pelo caminho da dependência química, que é nosso maior problema hoje. Então, se não preparar essa meninada para evitar o consumo das drogas, nunca que o tráfico vai acabar", enfatizou a governadora.

Foto: Divulgação/AscomRegina Sousa participa de eventos em Boqueirão e Piripiri
Regina Sousa participa de eventos em Boqueirão e Piripiri

O secretário de Estado da Segurança, coronel Rubens Pereira, destacou que o programa é uma oportunidade de educação e conscientização do perigo das drogas, que tem como consequência o tráfico. “É um programa que educa as crianças para resistirem às drogas. Hoje nós sabemos que o nosso grande problema na segurança pública é essa disputa pelo tráfico de entorpecentes, e quem alimenta o tráfico é o consumo: são aqueles jovens, aquelas pessoas que não tiveram educação para resistir, e o que nós estamos fazendo aqui é dando essa colaboração”, explicou o gestor.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, contou que o trabalho do Proerd tem um impacto importante na formação de cidadãos mais conscientes e livres das drogas. “Neste ano, o programa completa 18 anos de existência e já trabalhou com mais de 30 mil crianças, tanto de escola pública como privada, justamente focando no trabalho de conscientização não só dos alunos, mas também capacitando professores, instrutores e agora recentemente envolvendo os pais. Então é um trabalho comunitário, atuando na prevenção, para que tenhamos cidadãos no futuro livre das drogas”, relatou o militar.

A prefeita da cidade de Boqueirão, Geni Ferreira, falou que nesse primeiro momento foram escolhidas escolas da zona rural, e posteriormente escolas da zona urbana também receberão turmas do programa. “É muito importante, o Proerd vai valorizar mais ainda o estudo, vai orientar as nossas crianças a se defenderem do mundo das drogas, da criminalidade. Foram quatro escolas que nesse primeiro momento e posteriormente vamos colocar as séries mais avançadas de alunos da cidade para terem essa orientação”, comentou.

Romaria da Terra e da Água no Piauí

A governadora Regina Sousa participou, em Priripiri, da 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento encerrou neste domingo (17) e reuniu milhares de pessoas vindas em caravanas de várias cidades do estado organizadas por grupos, movimentos sociais e associações.

Durante o evento, Regina participou da peregrinação da Santa Cruz e da Tribuna do Povo. Esse último foi um momento em que os participantes debateram, em grupos de trabalhos e oficinas, demandas populares, principalmente voltadas à população do campo, como reforma agrária e melhores condições de produção no campo.

“Desde as primeiras romarias que eu participo. A última foi em Paulistana e logo depois veio a pandemia e não teve mais. E a gente tenta agora como governo atender algumas pautas. Estamos retomando as demandas da última romaria e o que sair de documento dessa aqui, com certeza vamos formar os grupos de trabalho para atender. A gente fez muito na questão da terra, entregamos, desde 2019 para cá, mais de 13 mil títulos de terra e pretendemos continuar nesse ritmo até o fim do governo”, declarou a governadora.

A 15ª Romaria da Terra e da Água no estado estava programada anteriormente para julho de 2020, mas devido à pandemia do novo coronavírus só pôde ser realizada este ano. O evento foi organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional NE 4, Comissão Pastoral da Terra, Cáritas Regional e Diocese de Parnaíba.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.