GP1

Piauí

Regina Sousa institui laboratório de estudos da violência contra a mulher

Denominado “Elas Vivas Lab", o laboratório será vinculado à Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.

A governadora Regina Sousa (PT) assinou decreto nesta terça-feira (02) instituindo no Piauí o laboratório de estudos da violência contra a mulher, denominado “Elas Vivas Lab”. O Decreto Nº 21.431/2022 foi publicado no Diário Oficial.

O laboratório ficará vinculado à Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), e será gerido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP). “O Elas Vivas Lab é um laboratório intersetorial e colaborativo, que tem como atribuição principal análise, estudo e difusão dos dados de violência contra a mulher no Piauí”, consta no decreto.

Foto: Lucas Dias/GP1Governadora Regina Sousa
Governadora Regina Sousa

São atribuições do laboratório: estudar e compreender permanentemente o fenômeno da violência contra mulher no Piauí; promover o intercâmbio com as Instituições de Ensino a fim de aprimorar políticas de enfrentamento a violência contra a mulher; produzir diagnósticos quantitativos sobre as mulheres em situação de violência e feminicídios no Estado do Piauí; padronizar a coleta, a análise e a divulgação dos dados e das informações públicas; e servir como mecanismo de controle da participação social.

Outros órgãos do Estado e instituições da sociedade civil poderão integrar o laboratório, mediante termo de cooperação técnica com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

“No âmbito do Laboratório, será permitida a coleta e análise de dados, dos bancos de dados da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, incluindo os sistemas SINESP, PPE, SISMVI e Salve Maria, dentre outros, respeitados os sigilos legais e as imposições e limites da Lei Geral de Proteção de Dados”, diz outro trecho do decreto.

Em até 45 dias após a publicação do decreto estadual, será editada portaria disciplinando o funcionamento do laboratório.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.