Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí entrega 200 novas viaturas para Polícia Militar

A solenidade de entrega acontece na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 18 Entrega de viaturas Entrega de viaturas
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 18 Viaturas para a PM Viaturas para a PM
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 18 PM ganha 200 novas viaturas PM ganha 200 novas viaturas
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 18 Viaturas foram entregues nesta quinta Viaturas foram entregues nesta quinta
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 18 Solenidade aconteceu nesta manhã Solenidade aconteceu nesta manhã
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 18 200 novas viaturas para reforçar a Segurança 200 novas viaturas para reforçar a Segurança
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 18 Coronel Scheyvan Lopes, Comandante Geral Coronel Scheyvan Lopes, Comandante Geral
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 18 Fábio Novo Fábio Novo
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 18 Chico Lucas, secretário estadual de segurança pública do Piauí Chico Lucas, secretário estadual de segurança pública do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 18 Governador do Piauí , Rafael Fonteles Governador do Piauí , Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 18 Autoridades passando pela tropa da Polícia Militar Autoridades passando pela tropa da Polícia Militar
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 18 Governador faz revista à tropa da PM durante solenidade Governador faz revista à tropa da PM durante solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 18 Governador entregando chave da viatura Governador entregando chave da viatura
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 18 Coronel Scheyvan Lopes, Rafael Fonteles, Chico Lucas e Capitão da PM Coronel Scheyvan Lopes, Rafael Fonteles, Chico Lucas e Capitão da PM
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 18 Autoridades na solenidade Autoridades na solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 18 Solenidade aconteceu nesta quinta-feira Solenidade aconteceu nesta quinta-feira
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 18 Viaturas da Polícia Militar Viaturas da Polícia Militar
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 18 Novas viaturas para a PM do Piauí Novas viaturas para a PM do Piauí

O governador Rafael Fonteles e o secretário da Segurança Pública Chico Lucas entregaram, na manhã desta quinta-feira (12), 200 novas viaturas para a Polícia Militar do Piauí. A solenidade de entrega aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).

Os veículos, modelo L200 2023, são equipados com moderno sistema de rádio, nova identidade visual e um novo giroflex que garante maior impacto na presença policial.

As novas viaturas serão distribuídas para todos os batalhões do estado, para atuarem no policiamento de trânsito, meio ambiente, rural, apoio em operações aéreas, além do policiamento ostensivo por meio das unidades especializadas da Polícia Militar.

Compromisso com a Segurança

"É um compromisso nosso desde a caminhada eleitoral, priorizar a Segurança Pública e como você concretiza isso? Investindo em forças de segurança, por isso o aumento do efetivo. Também estamos nomeando novos policiais civis, delegados, agentes, escrivães, concurso do Corpo de Bombeiros, o maior da história do estado do Piauí", disse Rafael Fonteles.

O governador falou ainda da importância de investimentos em equipamentos, além de destacar as novas viaturas. "Agora estamos investindo na parte de equipamentos, além da estrutura física, do GPM’s, das delegacias, dos batalhões, dos comandos, dos centros do Corpo de Bombeiros, também temos o equipamento mais importante que são as viaturas. São 600 viaturas novas, das quais 200 estão aqui, todas caminhonetes equipadas com o que mais tem de moderno e daqui a pouco, cerca de 30 dias, chegarão mais 400 e já também com sistema de rádio, que era uma deficiência que tínhamos nas nossas forças policiais e que agora estamos superando", disse.

"Sem contar o grande investimento na área de inteligência, que talvez seja o gasto mais eficiente em termos de segurança pública porque você realmente combate o que gera, a causa principal da criminalidade", completou Rafael Fonteles.

Preocupação com a Segurança

O secretário Chico Lucas falou da preocupação do governador em investir na Segurança Pública, como a nomeação de policiais. "O governador Rafael Fonteles tem demonstrado preocupação com a Segurança Pública e com investimentos. Ele já tinha nomeado 1.100 novos policiais militares, agora ele vai nomear mais 400. E esses policiais precisaram ter a frota renovada para permitir o patrulhamento ostensivo que é a grande demanda da população. Essa renovação da frota é a garantir dos investimentos para um resultado efetivo que é o aumento das rondas", ressaltou.

Investimento

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou que com as novas viaturas a frota de veículos para a PM dobrou. "Só a Polícia Militar passará de 300 para 600 viaturas, entre pick-ups e Duster. A nova plotagem dá uma caracterização mais moderna, melhor visibilidade, atendendo padronizações internacionais de comunicação visual, ocasionando uma maior visibilidade, percepção e presença da polícia nas ruas. Tudo isso para dar maior presença policial, aumentando a sensação de segurança", declarou.

"É o governo do estado honrando seu compromisso com a segurança pública, fortalecendo a polícia militar, corpo de bombeiros, todas as forças da segurança pública como prioridade de seu governo que deveria ser uma pauta importante de reinvindicação da população", afirmou Scheiwann.

O comandante explicou ainda que a utilização das viaturas será feita de forma gradativa. “Elas estarão nas ruas de forma gradativa porque teremos que organizar os cartões de abastecimento e também porque as viaturas serão substituídas pelo antigo contrato, onde serão devolvidas as viaturas com essa nova roupagem e identidade visual", pontuou.

Ainda de acordo com o Scheiwann Lopes, até o final do ano a PM terá 400 dusters novos que irão substituir os 200 que estavam deslocados.

Novo sistema de rádio

O novo sistema de radiocomunicação que será implementado com o advento das novas viaturas multiplicará a força de atuação da polícia nas ruas em suas ações ordinárias, bem como em operações integradas.

Trata-se de um sistema digital moderno no padrão DMR Tier III, com criptografia ponta-a-ponta, que permitirá a comunicação não somente de voz, mas também de dados, principalmente as informações precisas das viaturas pelo GPS, permitindo um tempo resposta menor no atendimento das ocorrências, assim como um melhor controle das mesmas pelo centro integrado de comando e controle (CICC).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.