Fechar
GP1

Piauí

Tribunal concede habeas corpus a engenheiro acusado de matar no trânsito no Piauí

Ele é acusado de matar o adolescente de 15 anos identificado como Marcos Vinicius de Sousa Alves.

O Tribunal de Justiça do Piauí concedeu habeas corpus ao engenheiro Rhuan Ananias Coelho Morais, acusado de atropelar e matar o adolescente de 15 anos identificado como Marcos Vinicius de Sousa Alves, no último dia 8, na PI 211, entre os municípios de Joaquim Pires e Esperantina.

Rhuan Ananias foi preso em flagrante, acusado de homicídio culposo no trânsito, crime tipificado no art. 302 do CTB, sendo que, posteriormente, o Ministério Público apresentou nova tipificação, imputando a prática de homicídio doloso, previsto no art. 121 do Código Penal, pugnando pela prisão preventiva, que foi deferida pelo juízo da Comarca de Esperantina.

Foto: Reprodução/InstagramRhuan Ananias Coelho Morais
Rhuan Ananias Coelho Morais

Na petição dirigida ao TJ-PI, a defesa alegou que o engenheiro é réu primário, possui residência fixa e ocupação lícita, destacando que não há elementos mínimos para apontar o verdadeiro causador do acidente, “não se podendo afirmar que a suposta ingestão de bebida alcoólica tenha sido o elemento determinante para o acidente. Sendo que o condutor tinha apenas 15 anos de idade, portanto inabilitado, e não possui segundo o código de trânsito brasileiro capacidade intelectual para conduzir o veículo de maneira prudente”.

O juiz convocado Dioclécio Sousa da Silva reconsiderou a decisão do desembargador plantonista Sebastião Ribeiro Martins, que negou o pedido e na tarde dessa terça-feira (17) concedeu habeas corpus, mediante medidas cautelares diversas da prisão, no caso, comparecimento em juízo sempre que intimado, não mudar de residência sem prévio aviso ou ausentar-se da Comarca por mais de 8 (oito) dias e a proibição de frequentar bares e similares.

Para o juiz, o delito imputado é grave e embora o juiz que decretou a prisão entenda que “aparentemente está-se diante de um crime de homicídio”, existem apenas suposições acerca do cometimento do crime doloso/culposo, sendo necessário dados concretos para justificar a prisão preventiva por necessidade de garantia da ordem pública, sob pena de constrangimento ilegal.

Na decisão, o juiz também ressalta que Rhuan é tecnicamente primário (possui apenas um registro do ano de 2011, no qual é acusado de praticar o crime de lesão corporal), sem registro de qualquer outra ocorrência, comprovou residência fixa e ocupação lícita, sendo suficiente a aplicação de medidas alternativas à prisão, pois, “inexiste comprovação de periculosidade, não bastando a gravidade do crime e a afirmação abstrata de que o réu oferece perigo à sociedade para justificar a prisão preventiva”.

“Neste cenário, a manutenção da prisão preventiva do paciente mostra-se injustificada, restando demonstrado, por ora, que o denunciado apresenta condições para aguardar o transcurso da ação penal em liberdade”, diz o juiz.

A decisão requisita informações ao juízo da Comarca de Esperantina e em seguida a remessa dos autos à Procuradoria-Geral de Justiça para emissão de parecer.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.