Fechar
GP1

Piauí

União Europeia confirma apoio para usina de hidrogênio verde no Piauí

Projeto faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil.

A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciou por vídeo, nesta segunda-feira (20), o apoio à construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no Litoral do Piauí. O projeto faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil e será executado pela empresa europeia Green Energy Park (GEP).

A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia, que serão exportados para a ilha de Krk, na Croácia, e de lá distribuídos para compradores industriais no sudeste da Europa. A previsão é que as obras iniciem no final de 2024, com o início das operações após dois anos.

O governador Rafael Fonteles, que participou da Semana Europeia do Hidrogênio, comemorou o anúncio de Ursula e destacou a confiança da Europa no projeto piauiense. Ele disse que o projeto trará mais prosperidade, desenvolvimento, emprego e renda para o estado, que é um dos lugares mais viáveis do Brasil para a produção de hidrogênio verde.

Viagem à Europa

Rafael Fonteles iniciou sua viagem à Europa no último sábado (18), esteve na Croácia no domingo (19) e encerrará a missão em Portugal na próxima quarta (23). O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde. Nesta segunda-feira (20), ele abrirá a 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde assinará acordos de parcerias estratégicas.

O embaixador brasileiro junto à comunidade econômica europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, e os diplomatas Igor Vidal e Elias Luna prestigiaram a palestra de Rafael Fonteles e compareceram ao estande do Piauí na Semana Europeia do Hidrogênio. Eles elogiaram a iniciativa do governador e a parceria entre o Brasil e a UE na área de energia limpa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.