Fechar
GP1

Piauí

Alepi realiza audiência sobre litígio territorial envolvendo Piauí e Ceará

A disputa envolve 13 municípios localizados na Serra da Ibiapaba, na divisa entre Piauí e Ceará.

A Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará audiência pública na segunda-feira (27), para debater o litígio que envolve territórios localizados em parte da divisa entre Piauí e Ceará.

A área em disputa possui um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 6,5 bilhões e abarca os municípios de Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga, localizados na Serra da Ibiapaba, cadeia de montanhas que divide os dois estados.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1ALEPI
Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Convocada pelo deputado estadual Hélio Isaías (PT), com requerimento do deputado Dr. Gil Carlos (PT), a audiência está marcada para as 9h de segunda (27). “O conflito territorial entre os Estados do Piauí e do Ceará é de longa data e possui diversos aspectos técnicos, históricos e políticos. A audiência pública proporcionará um fórum adequado para aprofundar a compreensão sobre essas questões e buscar soluções viáveis. Pois a indefinição dos limites territoriais afeta diretamente a vida dos cidadãos que vivem nessa região, causando incerteza quanto à sua jurisdição e aos serviços públicos a que têm direito”, ressaltou o Gil Carlos.

A ação de disputa tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011, quando a Procuradoria Geral do Estado do Piauí reivindicou a revisão territorial. A previsão é de que o caso seja votado na Suprema Corte em 2024.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.