Fechar
GP1

Piauí

Hemopi comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

A data tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação.

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação, um ato que deve ser solidário e regular, independente de se conhecer ou não os pacientes que necessitam de transfusão.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias e das festas de fim de ano, quando há uma redução no fluxo de doadores nos hemocentros.

Foto: Divulgação/AscomHemopi comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue
Hemopi comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

O estudante universitário Marcos Gabriel, 22 anos, scolheu esse dia para fazer a sua primeira doação. Incentivado pelos amigos, ele veio até o Hemopi neste sábado, 25 de novembro. “Eu vim na intenção de ajudar uma amiga”. E foi a amizade também o motivo que levou o Mauro Dias, 32 anos, a vir doar sangue pela primeira vez. “Um amigo está à espera de um transplante de medula óssea e precisou de transfusões de emergência. Depois disso, eu venho regularmente ao Hemopi doar sangue“, conta o funcionário público, que veio com a irmã, que também é doadora regular.

Para este ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação diferenciada e contou com muitos parceiros públicos e privados para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

As comemorações aconteceram em todas as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – com música, serviços de estética, lanche e a participação de muitos grupos de doadores que se mobilizaram durante toda a semana para reforçar o estoque de sangue do Hemopi.

Uma dessas ações foi a 1ª edição do Projeto Plantando Vidas, uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). O objetivo é incentivar a doação de sangue e contribuir com ações sustentáveis que promovam o respeito ao meio ambiente e o bem-estar da população. A SEMARH distribuiu mudas frutíferas e de reflorestamento aos que comparecerem ao Hemopi em Teresina nos dias 24 e 25 de novembro, independente da doação de sangue.

As irmãs Márcia e Sheila vieram do município de São Pedro do Piauí para doar e aprovaram o projeto Plantando Vidas. “Viemos aqui para contribuir porque sabemos que a doação de sangue deve ser constante e ajuda a salvar muitas vidas. Sempre que posso, venho doar sangue aqui no Hemopi”, disse Sheila, com uma muda de manga rosa que recebeu das mãos do secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, e do diretor do Hemopi, Rafael Alencar.

“É preciso manter a constância nas doações para atender a demanda por sangue e plaquetas que vem da rede hospitalar para a realização de cirurgias e procedimentos eletivos, além das urgências e emergências”, ressalta o diretor Rafael Alencar. Ele reforça que nesse momento o Hemopi está precisando aumentar o estoque de sangue RH negativo.

“A maior parcela da população, cerca de 80%, possui sangue com fator Rh positivo, por esse motivo, na grande maioria das vezes, os hemocentros têm dificuldades em manter um estoque de bolsas com fator Rh negativo, porque esses tipos sanguíneos incidem em uma menor parcela da população. Como o estoque tem muita rotatividade, alguns tipos ficam em alerta, como agora, quando estamos precisando reforçar os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-”, explica Rafael Alencar.

Além dos doadores que comparecem todos os dias de forma voluntária nas unidades de coleta, o Hemopi também desenvolve ações com vários parceiros – Igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar outros a fazerem o mesmo.

Em Teresina, o Hemopi disponibiliza transporte para grupos a partir de 10 pessoas. O agendamento pode ser feito através do email [email protected] ou pelo telefone (86) 3221 8320 ramal 219 de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.