Fechar
GP1

Piauí

Governador Rafael Fonteles decreta estado de emergência após caso de peste suína

No dia 29 de novembro foi confirmado um caso do agente viral no município de Cocal de Telha.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), decretou estado de emergência zoossanitária em todo o Estado, após confirmação do caso de peste suína clássica na cidade de Cocal de Telha, Norte do Piauí. O decreto, publicado na edição do Diário Oficial do Estado do Piauí dessa quarta-feira (13), é válido por 180 dias.

Durante esse período, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) deve adotar medidas para prevenção, controle e erradicação da doença, especialmente através da aquisição de insumos.

Foto: Reprodução/PixbayPorcos
Porcos

No decreto também foi estabelecido que uma equipe técnica deve estabelecer normas e procedimentos para movimentação de animais e produtos de risco no interior da área em que foi registrado o foco de peste suína.

Agricultor denunciou caso

Um agricultou informou à Adapi que, entre os seus 15 suínos, três apresentavam sinais de fraqueza e amontoamento. Diante dessa situação, uma equipe foi ao local para investigar se os sintomas eram compatíveis com a peste suína clássica.

O resultado que atestou a presença do agente viral nos animais chegou no dia 29 de novembro, e fez com que os 12 animais que mantiveram contato com os infectados fossem sacrificados, em uma ação para evitar a contaminação nas áreas vizinhas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.