Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí entrega tratores para agricultores familiares

O ministro Wellington Dias participou da solenidade de entrega, que vai beneficiar 22 municípios.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, neste sábado (2), a entrega de equipamentos e implementos agrícolas que vão auxiliar agricultores familiares em 22 municípios do Piauí. A solenidade de entrega foi realizada no pátio da SAF, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, além de secretários de Estado, parlamentares, lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e entidades beneficiadas.

Foram entregues tratores, microtratores, carretas, grades aradoras, roçadeiras e uma máquina de extração de pó da carnaúba, que receberam um investimento de mais de R$ 3,7 milhões. Eles foram adquiridos por meio de emendas parlamentares da ex-senadora Regina Sousa, da ex-deputada federal Rejane Dias e do deputado estadual Francisco Limma.

Foto: Divulgação/AscomMinistro Wellington Dias participou da entrega dos maquinários
Ministro Wellington Dias participou da entrega dos maquinários

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, afirmou que as máquinas agrícolas foram entregues após um curso que prepara os agricultores para fazerem o manuseio no campo. Dessa forma, além de garantir a melhor forma de uso, também ajuda a preservar o equipamento.

“Quem vai receber o trator passou por um curso de cinco dias, um curso de preparação para uso dessa máquina, não só da parte mecânica, mas também da gestão. Quem tá recebendo sabe o desafio que é gerenciar um equipamento desse pra mantê-lo sempre em uso e útil para todos os agricultores”, disse a gestora.

O ministro Wellington Dias ressaltou que os equipamentos são importantes para a agricultura familiar. “Hoje é um dia importante para a agricultura familiar porque os equipamentos permitem uma melhoria da produção do agricultor, do homem e da mulher do campo, e tudo isso ajuda a ampliar a renda da agricultura familiar que é o nosso objetivo”, pontuou.

Foto: Divulgação/AscomTrator entregue pelo Governo do Estado
Trator entregue pelo Governo do Estado

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Regina Sousa, também participou da solenidade. Parte dos equipamentos foram adquiridos por emenda parlamentar que ela destinou enquanto senadora da República. Ela cita que são máquinas que vão beneficiar o trabalho de quem vive no campo, e cuja produção chega até às pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de programas desenvolvidos pela parceria da Sasc com a SAF, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS).

“A agricultura familiar produz alimento para a mesa, paro dia a dia das pessoas, então quanto mais equipamentos eles tiverem, eles produzem mais, e se eles produzem mais, a gente compra mais, porque nós temos a compra do PAA e do PAS, e essa compra é distribuída para os mais vulneráveis, então ela tem uma cadeia sim que tem começo, meio e fim e vai chegar nas pessoas que estão sofrendo com a fome”, declarou Regina Sousa.

Os municípios beneficiados com os equipamentos são Anísio de Abreu, Campo Maior, Caracol, Coivaras, Corrente, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Esperantina, Floriano, Francisco Macedo, Ipiranga, Jurema, Matias Olímpio, Monsenhor Gil, Pedro II, Pedro Laurentino, Queimada Nova, São Braz, Palmeirais, União e Vera Mendes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.