Fechar
GP1

Piauí

Desemprego no Brasil fica em 7,5% no ano de 2023, aponta IBGE

O número também representa uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 7,5% no trimestre até novembro de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, nesta sexta-feira (29). O número é o menor desde novembro de 2014, quando chegou a 6,6%.

Se comparado ao trimestre imediatamente anterior (junho-agosto), quando era apontado 7,8%, a redução é de dois ponto percentual (p.p.) Já com relação ao mesmo trimestre de 2022, quando o indicador apontava 8,1%, a queda é de 0,6 ponto percentual.

Outros dados da PNAD Contínua

A pesquisa aponta 3,4 milhões de pessoas na condição de população desalentada, uma queda de 5,5% ante o trimestre anterior e de 16,9% no ano. Tal conceito designa a pessoa que gostaria de trabalhar, porém está fora da força de trabalho na semana de referência da pesquisa, e deixaram de procurar trabalho, pelos seguintes motivos: não conseguem trabalho adequado; não têm experiência profissional ou qualificação; não conseguem trabalho por serem considerados muito jovens ou muito idosos ou não havia trabalho na localidade.

Além disso, o número de empregados com carteira de trabalho no setor privado foi de 37,7 milhões, com alta de 1,4% no trimestre e de 2,5% no ano. Já o número de empregados sem carteira no setor privado chegou a 13,4 milhões

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.