Fechar
GP1

Piauí

Alunos da rede municipal de Teresina são conscientizados na Semana da Água

O projeto realizado pela SEMARH irá percorrer cidades piauienses para promover o ensino sobre o consumo.

A manhã desta quarta-feira (22) foi de alegria, celebração e conscientização durante a abertura da Semana da Água, um projeto itinerário do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI), com apoio da empresa Águas de Teresina. O evento aconteceu das 8h às 11h, na sede do Centro de Educação Ambiental (CEA), vinculado à pasta, localizado no Parque Potycabana. Cerca de 150 crianças e adolescentes, da rede pública de ensino do estado, marcaram presença e participaram ativamente de toda a programação.

A iniciativa atende à meta n° 6 do Governo do Estado, coordenada pela SEMARH, que corresponde à atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Por meio desse trabalho, a pasta busca definir o uso prioritário das águas e as principais obras de infraestrutura hídrica. De 22 a 31 de março, a Semana da Água irá alcançar crianças, adolescentes e adultos de Teresina, Canto do Buriti, Pio XI e Parnaíba.

O secretário da SEMARH, Daniel Oliveira, ressaltou a importância e alegria de promover o projeto, com uma abordagem acessível e prática. "Nosso objetivo aqui é chamar atenção à valorização do recurso essencial à vida e que também é finito: a água", afirmou. "A SEMARH tem atuado para preservar os recursos hídricos do nosso Estado e fiscalizar o seu uso, mas também promovemos a conscientização da sociedade em ações como esta".

Durante a abertura, participaram das atividades alunos do Educandário Santa Maria, da Escola Municipal Simões Filho e do Instituto Dom Barreto. No evento, as crianças participaram de oficina de plantio, apresentação musical alusiva ao Dia da Água e palestras de conscientização. Nesta quinta-feira (23), o projeto Semana da Água acontece em Canto do Buriti.

Representando a direção da empresa Águas de Teresina, Amanda Magno destacou a relevância de incentivar a valorização e o consumo consciente da água nas novas gerações e a urgência de garantir o acesso das classes mais desfavorecidas a esse recurso essencial. "É realmente muito gratificante saber que a Águas de Teresina tem levado dignidade aos teresinenses por meio do acesso à água", disse. "Ações como essa são indispensáveis, pois conscientizar as crianças é garantir um futuro melhor, pois elas são o futuro".

Da SEMARH, estiveram presentes: o superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Victor Oliveira; o diretor de Planejamento e Segurança Hídrica, Igor Klaus; o diretor de Regulação de Recursos Hídricos, Fanuel Adauto; e o diretor do CEA/SEMARH, Marcelo Amorim. Marcaram presença ainda o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI), Igor Cabral, e o Deputado estadual Hélio Oliveira.

Sobre o projeto Semana da Água

Do dia 22 a 31 de março será realizado o projeto “Semana da Água”, que promoverá encontros presenciais em escolas da rede pública de ensino do Estado, oficinas socioeducativas e palestras. A estimativa é que a ação alcance um público de mais de 3 mil pessoas.

Em todo o evento, serão promovidas atividades de plantio com os alunos presentes, além de apresentação teatral, palestra de conscientização e distribuição de mudas e sementes. Água é vida e tudo depende desse tesouro natural para acontecer e a ele retorna. Por isso a SEMARH se preocupa e age no sentido de promover debates sobre os recursos hídricos do Piauí, sua qualidade, disponibilidade e formas de preservação, por meio do uso consciente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.