Fechar
GP1

Piauí

Rafael Fonteles lança campanha de vacinação contra a febre aftosa

O evento aconteceu na Fazenda JM, localizada no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina.

Alef Leão/GP1 1 / 11 Rafael Fonteles Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 2 / 11 Secretário Fábio Abreu Secretário Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 3 / 11 Lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa Lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa
Alef Leão/GP1 4 / 11 Evento aconteceu nesta manhã Evento aconteceu nesta manhã
Alef Leão/GP1 5 / 11 Deputado João Mádison Deputado João Mádison
Alef Leão/GP1 6 / 11 Rafael Fonteles e Fábio Abreu Rafael Fonteles e Fábio Abreu
A 7 / 11 João Mádison, Ana Paula e Rafael Fonteles João Mádison, Ana Paula e Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 8 / 11 Rafael Fonteles aplica a vacina Rafael Fonteles aplica a vacina
Alef Leão/GP1 9 / 11 Fábio Abreu aplica a vacina Fábio Abreu aplica a vacina
Alef Leão/GP1 10 / 11 Campanha de vacinação contra a febre aftosa Campanha de vacinação contra a febre aftosa
Alef Leão/GP1 11 / 11 João Mádison João Mádison

O governador Rafael Fonteles lançou, na manhã desta terça-feira (16), a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento aconteceu na Fazenda JM, localizada no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina.

Em entrevista à imprensa, Fonteles afirmou que a meta é que o Piauí fique livre da vacinação contra a febre aftosa até 2025. “O Piauí já tem o destaque na pecuária por ter uma tradição histórica e cultural do nosso estado. Nós já temos um bom índice de vacinação contra a febre aftosa e a brucelose, mas queremos atingir um patamar ainda maior ao longo dos próximos três anos. O Piauí já é livre da febre aftosa, mas com a vacinação a ideia é que até 2025 chegue neste estágio sem a necessidade da vacinação, mas com toda a estrutura da ADAPI e da SADA preparada para que, se houver uma contaminação, ser rapidamente abortada”, explicou o governador.

“Essa é uma campanha importante, vim aqui como governador para incentivar, através deste gesto simbólico [vacinação], incentivar todos os produtores, pequenos, médios e grandes, a realizar a vacinação de seu gado, pois esse estágio será muito importante para essa fase de agregação de valor da pecuária, através da implementação de diversos frigoríficos no Piauí”, pontuou Rafael Fonteles.

O governador ainda reforçou que a vacinação é uma etapa importante para todos, tanto para quem vende o gado vivo como para quem vende para frigoríficos.

Deputado e produtor

O deputado estadual João Mádison, dono da fazenda JM, também destacou a importância da vacinação para que o Estado não precise mais da vacinação. “É de extrema importância porque é um projeto que já vem a longo prazo, e essa vacinação é importante porque daqui uns anos o Piauí não vai precisar mais da vacinação como é o caso de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul”, declarou.

“Aquele que produz vai ganhar mais porque quando se chega ao estágio em que se é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, como um estado livre da aftosa você ganha mais na hora de vender sua arroba de boi, sua arroba de carneiro, de ovinos e caprinos e isso é importante”, completou Mádison.

SADA

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Fábio Abreu, também esteve presente e ressaltou que a campanha segue até o dia 31 de maio. “Esse passo de vacinarmos o maior número de bovinos e bubalinos (búfalos) possível faz parte do projeto de sairmos dessa classificação para nos tornamos livres, definitivamente, sem a vacinação, daí a importância de conscientizarmos os produtores para que vacinem todo o seu rebanho. A campanha começou dia 1º de maio e continuará até 31 de maio, não haverá prorrogação desse prazo e os produtores terão até o dia 15 de junho para informar a Adapi da vacinação”, concluiu Fábio Abreu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.