Fechar
GP1

Piauí

Ministro do CNJ visita Penitenciária Feminina de Teresina

''Participei do círculo aqui na Penitenciária e fiquei emocionado'' destacou o ministro sobre a ida.

O Ministro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Luiz Philippe Vieira de Mello, esteve na tarde desta terça-feira (13) na Penitenciária Feminina de Teresina conhecendo a unidade e a execução do programa Justiça Restaurativa.

As internas da Unidade participam da Justiça Restaurativa (JR) que é um modelo de resolução de conflito que visa, primordialmente, transcender o paradigma retributivo (punitivo) para o restaurativo a partir do resgate do justo e do ético em todas as dimensões de convivência – relacional, institucional e social.

Foto: Divulgação/ AscomMinistro do CNJ participa de círculo de diálogo da Justiça Restaurativa na Penitenciária Feminina de Teresina
Ministro do CNJ participa de círculo de diálogo da Justiça Restaurativa na Penitenciária Feminina de Teresina

A agenda do Ministro do CNJ, Luiz Philippe Vieira de Mello, iniciou na manhã com solenidade de no plenário do Tribunal de Justiça, com a presença do Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto; o Diretor de Administração Penitenciária, Reginaldo Moreira e os Gerentes da Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira e Penitenciária Feminina de Teresina, onde o programa Justiça Restaurativa acontece.

Segundo o Ministro, a visita do Comitê ao Piauí, tem o objetivo de potencializar a Justiça Restaurativa no sistema judiciário, “É uma alternativa de restauração da vida dessas pessoas, abertura de uma cultura de paz. Ter cuidado na entrada, nos que estão e nos egressos do sistema. Precisamos de um ciclo virtuoso e o CNJ está muito preocupado com o retorno à sociedade deste indivíduo e por isso falamos em restauração. Isso é um trabalho a longo prazo, estamos tentando trocar as lentes do judiciário.'', destaca o Ministro.

A Justiça Restaurativa é desenvolvida pelo Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais de Teresina e usa como metodologia os círculos de construção de paz, na modalidade Círculo de Diálogo, como prática restaurativa. Existem várias dimensões e métodos para a aplicação das práticas restaurativas como conferências familiares, mediação vítima ofensor, círculo restaurativo, entre outros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.