Fechar
GP1

Piauí

Deputado Kim Kataguiri aciona Justiça para anular nomeação de Rejane Dias no TCE

Procurada pelo GP1, a assessoria de Rejane Dias disse que a conselheira não vai se manifestar.

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil – SP) ingressou com ação popular pedindo a anulação da nomeação de Rejane Dias para o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Segundo a ação, Rejane Dias foi reeleita deputada federal e no dia 10 de janeiro de 2023 foi eleita conselheira, condição pela qual será responsável pela fiscalização da probidade na gestão dos agentes políticos e na aplicação dos recursos públicos.

O deputado afirma que a conselheira é esposa de Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social, que foi governador por quatro mandatos, e é aliado político do atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputado Franzé Silva.

Foto: Lucas Dias/GP1Conselheira Rejane Dias
Conselheira Rejane Dias

Para Kim Kataguiri, fica claro o desejo do presidente da Assembleia em nomear alguém próximo de agente político do alto escalão da República, com a evidente motivação de agradar.

A petição inicial afirma que a nomeação teve por finalidade servir aos interesses nada republicanos do presidente Franzé Silva e de seus aliados políticos, para perseguir opositores do governo e interferir diretamente em investigações em curso onde figuram como investigados seus familiares, sendo notória a afronta aos princípios de Direito Administrativo.

“No caso em tela ainda se observa claramente que o ato administrativo – nomeação de conselheira do Tribunal de Contas do estado do Piauí– foi claramente desviado do interesse público, havendo notório vício, devendo ser considerado, portanto, um ato nulo”, afirma.

Ajuizada na Seção Judiciária do Distrito Federal, o juiz Francisco Alexandre Ribeiro declinou da competência para a Justiça Estadual do Piauí. "Sendo o ato impugnado estadual e não havendo no polo passivo nenhuma entidade federal, não se vislumbra a competência da Justiça Federal para processar e julgar a presente ação popular", diz a decisão.

A ação pede tutela de urgência, sem ouvir o lado contrário, a fim de suspender a nomeação de Rejane Dias para o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e foi distribuída hoje (15) a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina.

Outro lado

Procurada pelo GP1, na noite desta terça-feira (15), a assessoria de Rejane Dias disse que a conselheira não vai se manifestar sobre o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.