Fechar
GP1

Piauí

INPE alerta que focos de incêndio aumentaram em 38% no Piauí

Durante o período de 1º de janeiro a 29 de junho de 2023, foram registrados 773 focos de incêndio.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou dados, nesta quarta-feira (23), que revelam um cenário alarmante para o estado do Piauí. Segundo as estatísticas, durante o período de 1º de janeiro a 29 de junho de 2023, foram registrados 773 focos de incêndio, representando um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2022.

O INPE atribuiu a preocupante estatística devido à chegada do B-R-O-BRÓ, fenômeno climático caracterizado pelo aumento da temperatura e pela redução da umidade do ar. As condições climáticas adversas têm despertado uma preocupação adicional em relação à prática de queima irregular do lixo.

Outro fator que contribuiu para o aumento dos focos de incêndio neste ano é a presença do fenômeno El niño, que provoca mais seca na região Nordeste do Brasil. A supervisora Ambiental do Grupo Natus, Sabrina Nakayama, enfatizou a necessidade urgente de destinação correta dos resíduos sólidos, especialmente durante o BR-O-BRÓ.

“Esse cuidado é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e prevenir ocorrências que podem resultar na perda de vidas humanas, animais e materiais”, reforçou Sabrina Nakayama.

Canal para denúncias de queimadas ilegais

Nessa terça-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou canal de atendimento da Coordenação de Incêndios Florestais para denúncias de fogo descontrolado ou queimadas ilegais.

Por meio do número (86) 9 9421-6693, disponível 24h, o atendimento será agilizado para aumentar o monitoramento das queimadas ilegais, bem como aprimorar a prevenção e o combate a ocorrência de incêndios florestais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.