Fechar
GP1

Piauí

Piauí pode zerar fila de cirurgias no SUS, diz Ministério da Saúde

Entre as cirurgias mais listadas estão a de catarata, retirada da vesícula biliar e de hérnia.

Os estados do Piauí, Tocantins, Sergipe, Paraíba e Mato Grosso do Sul podem zerar suas filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, segundo previsão do Ministério da Saúde. De acordo com um balanço da Pasta, até outubro de 2023, o sistema realizou 250 mil cirurgias, o equivalente a mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas.

O Governo Federal investiu R$ 600 milhões no programa criado pelo Ministério da Saúde, que considera o combate às longas filas de cirurgias do SUS um dos principais desafios a ser enfrentado. A expectativa é que a medida reduza a espera de pacientes por procedimentos que ficaram represados, principalmente durante a pandemia de covid-19.

Foto: Divulgação/AscomHospital Getúlio Vargas vai realizar 81 cirurgias neste fim de semana
Cirurgia no Hospital Getúlio Vargas

A meta é realizar mais de 500 mil cirurgias da fila declarada pelos estados. Entre os procedimentos mais listados estão operação de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero.

O programa, que foi implementado pela Portaria nº 90, de 03 de fevereiro de 2023, tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.