Fechar
GP1

Piauí

Rafael Fonteles participa da posse de Fides Angélica como presidente da APL

Para o governador Rafael Fonteles, este é um momento histórico para toda a sociedade piauiense.

O governador Rafael Fonteles participou, na noite dessa quarta-feira (24), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI), da posse da advogada Fides Angélica como nova presidência da Academia Piauiense de Letras (APL). Ela foi consagrada como a primeira mulher a liderar a APL.

Para o governador Rafael Fonteles, este é um momento histórico para toda a sociedade piauiense. “A APL, em sua história, em comparação com as demais, tem um papel de destaque no protagonismo das mulheres. A Associação Brasileira de Letras demorou 80 anos para ter Raquel de Queiroz. A nossa APL, que nasceu 20 anos depois, já inicia com uma mulher nos quadros, com Luiza Amélia de Queiroz. Em seguida, Amélia Beviláqua. O Piauí também teve a honra de ter a primeira mulher advogada do Brasil. Uma mulher negra, escravizada, fez a primeira peça jurídica pedindo por direitos”, disse.

Foto: Divulgação/AscomRafael Fonteles participa da posse de Fides Angélica na Academia Piauiense de Letras
Rafael Fonteles participa da posse de Fides Angélica na Academia Piauiense de Letras

A cerimônia iniciou com a apresentação de um documentário que mostrou o resumo do último biênio da APL, com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Em seguida, o então presidente Zózimo Tavares Mendes fez uma fala de boas-vindas. “Recebemos a todos com alegria e afeto. A APL se reúne para viver um momento histórico e especial, que é a posse de uma mulher em sua presidência em quase 107 anos de fundação”, destaca.

Em seguida, Fides Angélica assinou o livro de posse e formalizou a nova diretoria. Em um discurso suscito, Fides agradeceu a presença das autoridades e a oportunidade que lhe foi concedida, tecendo um histórico de mulheres na APL. “Ser a primeira mulher a representar as mulheres acadêmicas foi de profunda emoção e justificada alegria. Conforta-me saber que estou muito bem acompanhada nessa difícil missão. Estou ciente da grande responsabilidade que agora assumo, com dedicação, esmero e amor. Quando amamos o que fazemos, podemos fazer o melhor possível”, revela.

Durante a solenidade, também houve um momento de homenagem. O secretário de Governo, Marcelo Nunes Nolêto, recebeu da nova presidente, Fides Angélica, o Diploma do Mérito Cultural Lucídio Freitas, a mais alta comenda da APL.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.