Fechar
GP1

Piauí

Piauí pode ter chuvas abaixo do esperado em janeiro, diz Inmet

Instituto pontua que isso é devido à chuva abaixo da média observada em outubro e novembro de 2023.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a região do Matopiba, que inclui o Piauí e os estados do Maranhão, Tocantins e Bahia, continuará a enfrentar condições de déficit hídrico em janeiro de 2024, com níveis de água no solo muito baixos. Isso é devido à chuva abaixo da média observada em outubro e novembro, que tem prejudicado as fases iniciais dos cultivos de verão.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, além de áreas do Pará e do Paraná, a previsão indica um total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média. No Brasil Central, o retorno da chuva, observado na segunda quinzena de dezembro de 2023, contribuiu para a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas, favorecendo a retomada do plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

No entanto, no norte de Minas Gerais, os níveis de água no solo estão mais baixos. Ainda assim, são previstas chuvas mais regulares para janeiro de 2024, que podem contribuir para a recuperação dos níveis de água no solo, beneficiando as culturas que se encontram em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Na Região Sul, os volumes de chuva previstos tendem a manter os níveis de água no solo elevados, mas com menor probabilidade de gerar excedente hídrico em algumas localidades em janeiro de 2024. A redução do volume de chuva em relação aos meses anteriores pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra em regiões que se encontram em atraso.

Em relação às temperaturas, a previsão indica que serão acima da média em praticamente todo o país, com temperaturas acima de 25ºC. Em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

Por fim, no centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte e oeste do Paraná, são previstas temperaturas próximas à média. No oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.