Fechar
GP1

Piauí

Piauí recebe 16 mil unidades de remédio contra Covid-19

A Sesapi iniciou a distribuição aos municípios piauienses, que ofertarão os medicamentos através do SUS.

O Ministério da Saúde entregou 16 mil unidades do Paxlovid à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). O medicamento é indicado para tratamento de casos leves e moderados da Covid-19 e será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sesapi, através da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (DUAF) já iniciou a distribuição para os municípios piauienses. Nessa primeira fase, as prioridades serão pacientes imunocomprometidos com mais de 18 anos e as pessoas acima de 65 anos com ou sem comorbidades.

Foto: Divulgação/SesapiPiauí recebe 16 mil unidades de remédio contra Covid-19
Piauí recebe 16 mil unidades de remédio contra Covid-19

“Esse medicamento será destinado à população que apresenta maior chance de agravamento da doença, com isso os pacientes adultos com a Covid-19, que não estejam internados, mas que tenham algum risco deste agravamento, poderão receber gratuitamente este tratamento independente da situação vacinal”, explica Manoel Pinheiro, diretor-geral da DUAF.

Ao se dirigir a uma das gerências regionais de saúde, o paciente precisa ter em mãos a prescrição médica com teste positivo/reagente.

Paxlovid

O Paxlovid é um composto de nirmatrelvir e o ritonavir, utilizados em conjunto para o tratamento da SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19). Essa associação medicamentosa é administrada por via oral e indicada para pacientes com Covid-19 leve à moderada, não hospitalizados, que apresentam elevado risco de complicações e sem necessidade de uso de oxigênio suplementar.

O nirmatrelvir é uma molécula inibidora de uma importante enzima do SARS-CoV-2. Com isso, o medicamento impede que o vírus se prolifere. Já o ritonavir, inibe a ação de uma enzima que degrada o nirmatrelvir, colaborando para que ele fique por mais tempo na corrente sanguínea e potencialize sua ação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.