Fechar
GP1

Piauí

Polícia cumpre mandados contra grupo que usou nome do senador Marcelo Castro para aplicar golpes

A operação conta com o apoio das Polícias Civis do Piauí e Maranhão para cumprir oito mandados.

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Alto Escalão 2 contra uma organização criminosa que clonava perfis de WhatsApp de parlamentares, entre eles o do senador piauiense Marcelo Castro, para cometer fraude eletrônica.

A operação conta com o apoio das Polícias Civis do Piauí e Maranhão para cumprir oito mandados de busca a apreensão nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).

Foto: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro
Marcelo Castro

Usando a imagem dos políticos, os investigados entravam em contato com as vítimas e informavam que havia uma doação disponível. Porém, devido a um prazo que estava prestes a se esgotar, solicitavam um depósito para realizar o transporte dos itens.

A investigação teve início em junho de 2023, após senadores procurarem a delegacia para informar que estelionatários estavam aplicando golpes usando seus nomes.

Após sete meses de investigação, a Polícia Civil do Distrito Federal constatou que os autores também usavam perfis falsos de outras autoridades.

A polícia identificou os seguintes parlamentares como vítimas:

Senadores:
Humberto Costa, PT
Paulo Paim, PT
Teresa Leitão, PT
Ana Paula Lobato, PSB
Carlos Viana, Podemos
Soraya Thronicke União
Marcio Bittar, União
Esperidião Amin, PP
Luis Carlos Heinze, PP
Marcelo Castro, MDB
Vanderlan Cardoso, PSD

Deputados:
André Janones, Avante
Rogério Corrêa, PT
Natalia Bonavides, PT
Diego Andrade, PSD

Prefeitos
Amazan Silva, Jardim do Seridó – RN
Paulo Roberto Leite de Arruda, Vitória de Santo Antão – PE

Senador Marcelo Castro se manifestou

Em nota, Marcelo Castro afirmou que sempre buscou alertar, em suas redes sociais e também para as possíveis vítimas, sobre qualquer pedido ilícito de informações e valores.

Confira abaixo a nota na íntegra:

As redes sociais não podem servir de palco para reiterados crimes e fraudes. Por isso, a operação “Alto Escalão 2”, da Polícia Civil do Distrito Federal, é de extrema importância.

Foram diversas tentativas de golpe utilizando meu nome e minha imagem. Sempre busco alertar, nas minhas redes sociais e também para as possíveis vítimas, sobre qualquer pedido ilícito de informações e valores.

Não apenas esta organização criminosa, mas todos que praticam esta atividade ilegal devem ser punidos no rigor da lei.

Senador Marcelo Castro

Crime foi denunciado em 2021 e 2022 pelo senador Marcelo Castro

Nos meses de outubro e novembro de 2021, a assessoria do senador Marcelo Castro denunciou que bandidos estavam usando o nome do parlamentar para aplicar golpes em prefeitos e outros contatos no WhatsApp.

Segundo a assessoria, uma pessoa estava usando uma foto e o nome do senador para enviar mensagens pelo aplicativo, solicitando informações das vítimas.

Em 2022, o golpe voltou a ser denunciado pelo senador, que relatou que criminosos utilizavam um número de telefone celular que não era o do emedebista para enviar mensagens pelo WhatsApp solicitando que fosse atualizado o contato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.