Fechar
GP1

Piauí

Rios Longá e Marataoan apresentam risco de inundação

Os dois rios pertencem à Bacia do Rio Parnaíba, e estão mais de 20 centímetros acima da cota.

O monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontou que o Rio Longá, situado na cidade de Esperantina, e o Rio Maratoan, em Barras, estão na cota de inundação. Ambos os rios pertencem à Bacia do Rio Parnaíba, e conforme os dados analisados pelo sistema, o Rio Parnaíba, em Luzilândia, está na cota de alerta.

Entre os dois fluviais que ultrapassaram a cota de inundação no Piauí, o Rio Longá é o que apresenta maior aumento de nível, e atualmente registra 7,65 m de altura. Esse número está 25 centímetros acima da cota de inundação, o que já levanta o alerta para os moradores da região.

Foto: Reprodução/WhatsAppRio Longá
Rio Longá

Da mesma forma, o Rio Maratoan, embora registre uma altura menor comparada ao Rio Longá, também apresenta risco de inundação na cidade de Barras. O fluvial também está mais de 20 centímetros acima da cota de inundação, de 4,20 metros, e alcançou 4,42 metros.

Diante desse cenário, o monitoramento para prevenção de desastres, também feito pelo Serviço Geológico do Brasil, emitiu alerta para a possibilidade de inundação e alagamento nas cidades de Esperantina e Barras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.