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Última etapa da Transcerrados no Piauí atinge 50% e deve ser entregue em 2026

A previsão é que a obra, orçada em R$ 174 milhões, seja entregue no início de 2026.

A terceira e última etapa da Transcerrados (PI 397), a rodovia mais importante do sudoeste do estado para o escoamento da produção de grãos no Piauí, atingiu 50% de conclusão. A previsão é que a obra, orçada em R$ 174 milhões, seja entregue no início de 2026.

“Já entregamos duas etapas. A terceira faz ligação até a BR 235, em direção a Gilbués e Santa Filomena. Com essa última etapa, serão 330 km de asfalto dessa rodovia tão importante”, comentou o governador Rafael Fonteles.

Foto: Divulgação/AscomTranscerrados
Transcerrados

O terceiro trecho começa na PI-262 (Serra do Quilombo, em Bom Jesus) e vai até o entroncamento com a BR-235, em Gilbués. São 97 km de extensão. A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER-PI).

Em maio de 2024, Rafael Fonteles entregou a segunda etapa. Ao todo, já foram concluídos 236 km: 144 km de pavimentação asfáltica e 92 km de manutenção e conservação. O investimento total nos 330 km é de R$ 650 milhões.

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI 247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI 262 (na Serra do Quilombo, em Bom Jesus), beneficiando os municípios de Sebastião Leal, Uruçuí, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais e Bom Jesus.

Ao longo da rodovia, postos de pedágio já estão em funcionamento, o que permite ao consórcio Grãos do Piauí oferecer boa trafegabilidade, além de garantir monitoramento e manutenção permanentes, e prestar assistência aos motoristas que circulam pela via.

Foto: Divulgação/AscomTranscerrados
Transcerrados

O asfaltamento da Transcerrados é uma antiga reivindicação dos grandes produtores de soja e milho do Piauí. A rodovia beneficia principalmente a região Sul do estado, onde se localiza a fronteira agrícola do Matopiba (sigla de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Ao cortar áreas de intensa produção de grãos, como soja, milho e algodão, a rodovia facilita o escoamento da safra e reduz significativamente os custos logísticos, tornando os produtos piauienses mais competitivos no mercado nacional e internacional. Além disso, favorece a chegada de insumos e maquinários, estimula o agronegócio e atrai investimentos para a cadeia produtiva.

A presença da Transcerrados também impulsiona a economia local com a geração de empregos e o surgimento de novos empreendimentos ligados ao transporte, comércio e serviços.

Ao melhorar a conexão entre municípios e reduzir o isolamento de comunidades rurais, a rodovia contribui para o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, elevando a qualidade de vida da população. Com gestão moderna e investimentos em infraestrutura, ela também favorece o planejamento territorial e o uso sustentável da terra.

Ampliação da PPP para mais 307 km

O sucesso da Parceria Público-Privada levou o Governo do Piauí a ampliar o acordo com a CS Grãos para mais 307 km de rodovias — abrangendo a PI 247, PI 391 e PI 392 — na região dos Cerrados. Com isso, o total operado pelo consórcio chegará a 584 km, todos corredores estratégicos para o escoamento de soja no Sul do estado. “O modelo de PPP da Transcerrados está virando um caso de sucesso para o Brasil, e vamos expandir para outras rodovias sempre que possível”, afirmou Rafael Fonteles.

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