O Governo do Piauí lançou a expansão do projeto “Defesa Civil nas Escolas”, uma ação conjunta entre a Secretaria da Educação do Piauí e a Defesa Civil do Piauí. O lançamento aconteceu de forma online, com transmissão pelo Canal Educação, e foi direcionado a gestores escolares interessados em aderir à iniciativa.
O programa tem como objetivo promover a educação preventiva, capacitando estudantes e professores para agir diante de situações de risco e desastres. A proposta busca fortalecer a cultura de prevenção dentro e fora das escolas.
Em 2026, o projeto será implementado em 105 escolas estaduais, distribuídas em 86 municípios do estado do Piauí. O público-alvo inclui alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, que participarão de atividades como palestras, oficinas, simulados e elaboração de planos de contingência escolar.
A iniciativa será desenvolvida em etapas ao longo do ano e inclui a criação dos Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil, além da certificação de professores e alunos. O projeto amplia uma experiência iniciada em 2023 e reforça a integração entre educação e segurança, com foco na formação de cidadãos mais preparados e conscientes sobre prevenção de riscos.
Francielle Barroso
Ver todos os comentários | 0 |