Fechar
GP1

Polícia

Promotor Rômulo Cordão apresenta detalhes da operação IL CAPO

Emir Martins e as quatro pessoas presas na operação foram soltas após pedido de Habeas Corpus.

Lucas Dias/GP1 1 / 10 Rômulo Cordão Rômulo Cordão
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Coordenador mostrando detalhes da operação Coordenador mostrando detalhes da operação
Lucas Dias/GP1 3 / 10 Coordenador falando sobre a operação Coordenador falando sobre a operação
Lucas Dias/GP1 4 / 10 Operação IL CAPO Operação IL CAPO
Lucas Dias/GP1 5 / 10 Coordenador do GAECO, Rômulo Cordão Coordenador do GAECO, Rômulo Cordão
Lucas Dias/GP1 6 / 10 Promotora de Justiça, Luana Azeredo Promotora de Justiça, Luana Azeredo
Lucas Dias/GP1 7 / 10 Promotor de Justiça, Luiz Antônio França Gomes Promotor de Justiça, Luiz Antônio França Gomes
Lucas Dias/GP1 8 / 10 Promotor de Justiça, Cinobilino Pinheiro Promotor de Justiça, Cinobilino Pinheiro
Divulgação/Gaeco 9 / 10 Esquema era chefiado pelo ex-procurador geral de Justiça Esquema era chefiado pelo ex-procurador geral de Justiça
Divulgação/Gaeco 10 / 10 Maioria dos integrantes são familiares do ex-procurador-geral Maioria dos integrantes são familiares do ex-procurador-geral

Os promotores de justiça Rômulo Cordão, Luana Azeredo, Luiz Antônio França Gomes e Cinobilino Pinheiro concederam entrevista na manhã desta terça-feira (25) na sede do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), a respeito da Operação IL CAPO, deflagrada nesta segunda-feira (24) e que que culminou com a prisão do ex-procurador-geral de Justiça Emir Martins e seus familiares, envolvidos em esquema de corrupção, que já foram soltos após pedido de Habeas Corpus.

Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão. Emir Martins, Tiago Saunders (filho), Susyane Saunders (nora) e Mariana Saunders (sobrinha) haviam sido presos ontem, acusados de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro através da folha de pagamento do Ministério Público do Piauí entre o período de 2004 e 2008, na gestão do então procurador-geral. Além dos quatro já mencionados, há mandados de prisão temporária em aberto contra Maria da Glória (ex-esposa de Emir Martins), Harminda Saunders (sobrinha), Maria Liduína Saunders (cunhada), Rachel Saunders (cunhada, Andrea Saunders (filha), Agamenon Martins (genro), Samuel Pacheco (concunhado) e José Ribamar (único que não tem parentesco com Emir Martins).

O coordenador do Gaeco, Rômulo Cordão, que já havia adiantado informações do esquema chefiado por Emir Martins, apresentou mais detalhes da operação. “Trabalhamos em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) com foco no Ministério Público, e o período da investigação se deu de novembro de 2004 a novembro de 2010. O objetivo foi investigar crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha ou bando, e tinha como peça central o então procurador-geral, tendo como peças secundárias seus familiares no esquema criminoso”, declarou.

Após a investigação e confirmação das irregularidades, foi constatada a dilapidação do patrimônio público em valores milionários, com o enriquecimento ilícito de seus autores. O esquema desviou, pelo menos R$ 8 milhões.  

Devolução aos cofres públicos

Rômulo Cordão falou da possibilidade de garantir a devolução do dinheiro desviado aos cofres públicos, mas não precisou o valor que deve ser devolvido.

Vazamento de informações

O coordenador do Gaeco foi questionado sobre um possível vazamento de informações da investigação, considerando que Emir Martins estava se preparando para fugir quando foi preso. “Estamos avaliando a possibilidade e se investigaremos ou não”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.