Fechar
GP1

Polícia

Secretaria de Segurança registrou 649 assassinatos em 2017 no Piauí

O dado mostra uma redução em relação ao ano de 2016, quando foram registrados 705 assassinatos.

Laura Moura/GP1 1 / 6 Fábio Abreu Fábio Abreu
Laura Moura/GP1 2 / 6 Riedel Batista Riedel Batista
Laura Moura/GP1 3 / 6 Subcomandante da PM Subcomandante da PM
Laura Moura/GP1 4 / 6 Eugênia Villa Eugênia Villa
Laura Moura/GP1 5 / 6 A divulgação dos dados aconteceu no auditório da Acadepol A divulgação dos dados aconteceu no auditório da Acadepol
Laura Moura/GP1 6 / 6 Delegado Cadena Júnior Delegado Cadena Júnior

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu (PTB), o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, divulgaram nessa terça-feira (16), no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), os dados relativos à segurança do estado em 2017. Foram registrados 315 assassinatos em Teresina, sendo 25 latrocínios, e 334 casos nas demais cidades, totalizando 649 crimes letais no Estado. O dado mostra uma redução em relação ao ano de 2016, quando foram registrados 705 assassinatos.

Confira aqui os dados.

Segundo os dados, houve uma redução de 5% de registro de roubos, sendo que a única área crítica de roubo de carro foi a região do Dirceu, sendo que 80% dos veículos roubados ou furtados foram restituídos. A delegacia de Entorpecentes prendeu 520 pessoas. As reduções em crimes letais em Teresina foram de 14%.

Em relação às mulheres assassinadas, foram 23 casos em Teresina e 40 no interior, sendo que no Piauí foram 24 casos de feminicídios. A idade média da vítima de homicídio na capital é de 25 anos. No interior, a média é de 31 anos, sendo que 60% dos homicídios registrados no Piauí tiveram como instrumento a arma de fogo.

O secretário Fábio Abreu disse que os dados coletados vão ser usados como base para a ação dos policiais nesse ano. “Vamos estar buscando esses dados, esses horários, tudo vai retratar as nossas ações e agora vamos tem um norte para seguir, que será o plano estadual de Segurança Pública que vamos estar apresentando na sociedade. Não tenho dúvida que baseado nesse plano nós vamos conseguir reduzir nossos índices e trabalhar assim as nossas políticas. O grande sucesso dessa redução é a integração com as instituições”, destacou.

Polinter

O delegado Cadena Júnior destacou que houve uma redução no número de recuperação de veículos roubados no Piauí. Ele destacou que uma integração entre os policiais do Piauí e do Maranhão, por meio das redes sociais, ajudou na recuperação desses veículos.

“Teve Redução de 3% em furtos de veículos. Nós fizemos uma integração muito boa em grupos de redes sociais somente de policiais, com vários batalhões, delegacias e com investigadores da Polinter. Então no momento que é feito o registro do B.O. é encaminhado para esses grupos que possuem oficiais até de São Luís. Então foram presos diversos ali [no Maranhão], por isso é grande a quantidade de restituições graças a esses grupos. Bandido saindo de Teresina para ir para o interior do Maranhão ou do Piauí, ele está sendo pego. Também temos as blitzen que ajudaram muito, essa parceria com o Detran onde muitas motos roubadas foram recuperadas”, explicou.

Segundo dados da Polinter, houve uma redução nos casos de roubo e furto de veículos. Em 2017 foram registrados 3.083 casos, com 2.451 restituições, sendo que no ano passado foram 3.530 roubos e furtos. Desses veículos recuperados, a maior parte foi relacionada a motos, sendo ao todo 1881 restituições e no caso dos carros, foram 570.

Houve um grande número de presos, ao todo foram 423 em flagrante e 40 por mandado. Foram também instaurados 351 inquéritos policiais relacionados a casos em flagrantes e 102 por meio de portarias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.