Fechar
GP1

Polícia

Mais de 5 mil PMs irão atuar durante a Operação Eleições no Piauí

Irão atuar no Estado também, durante as eleições, a Polícia Civil, a Polícia Federal, que é a primeira competência na atuação dos crimes eleitorais, e o reforço em 124 municípios do Exército.

A Polícia Militar do Piauí, na manhã desta quinta-feira (04), enviou 2.800 oficiais para atuarem durante o primeiro turno das eleições 2018, que acontece neste domingo, dia 07 de outubro. Ao todo, serão 5. 478 PMs que irão realizar o policiamento em todo o Piauí para garantir que os eleitores possam exercer seu direito de cidadania com segurança.

O comandante de operações especiais da PM-PI, coronel Márcio Oliveira, informou que todos os grandes comandos do Estado irão atuar e que tropas ficarão de reserva para caso ocorra alguma emergência. “Nós temos aqui na Capital e no interior do Estado 3.608 locais de votação. Em cada um desses locais, nós teremos um policial militar que permanecerá desde a chegada da urna do local e, no dia da votação, irá fazer o policiamento daquele local. Nós teremos ainda 1.500 policiais que estarão no policiamento ostensivo em todo o Piauí. Teremos viaturas e motocicletas circulando o dia inteiro, além da guarda dos quartéis e dos presídios mantidas e uma tropa reserva do BOPE, da Rone, da Companhia de Choque e do QCG para ser deslocada em qualquer emergência. Todos os grandes comandos, os dois metropolitanos e os três do interior estarão nas suas áreas de atuação e nós estaremos coordenando daqui, juntamente com o comandante e o subcomandante da PM”, afirmou.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Comandante de Operação Especiais da PM, coronel Márcio OliveiraComandante de Operação Especiais da PM, coronel Márcio Oliveira

As ocorrências serão computadas e enviadas ao Ministério de Segurança Pública, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O coronel Márcio Oliveira destacou também que cada região será comandada por um capitão ou tenente da instituição e que os juízes de cada zona serão acompanhados por um tenente-coronel ou um major. “Nós teremos nas 82 zonas eleitorais, um oficial superior, tenente-coronel ou um major acompanhando o juiz de cada zona. Nós teremos um capitão ou um tenente comandando o policiamento para servir de elo de ligação entre a Justiça Eleitoral e a nossa tropa. Teremos também um centro de operação na Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que estará ligado com o Ministério de Segurança Pública, fazendo todo o acompanhando do Estado para que seja passado os dados ao sistema nacional”, completou.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Policiais militaresPoliciais militares

Vale ressaltar que o policial militar, durante o primeiro turno, poderá ser acionado pelo juízo eleitoral, pelo promotor, pelo chefe de sessão, mas que também estará atuando no momento do flagrante. “Se o policial presenciou o crime, ele já pode autuar diretamente. Além das equipes que estarão fazendo a fiscalização em viaturas, acompanhando o juízo nas zonas eleitorais e o juízo das comarcas”, finalizou o comandante de operações especiais.

Além da PM, irão atuar no Estado durante as eleições a Polícia Civil, a Polícia Federal, que é a primeira competência na atuação dos crimes eleitorais, e o reforço em 124 municípios do Exército Brasileiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.