Fechar
GP1

Polícia

Polícia Civil recupera contas hackeadas de vereador de Água Branca

O delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí, informou nesta quinta-feira (19), que a vítima procurou a gerência, onde relatou que teve suas contas h

O vereador Ivon Lendl Beserra Sales (MDB), de Água Branca, teve os perfis de rede social Instagram, Facebook e contas de e-mail hackeados e conseguiu recuperar após a Polícia Civil do Piauí ingressar com mandados e conseguir uma decisão judicial favorável do juiz Luís Henrique Moreira Rego, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina.

O delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí, informou nesta quinta-feira (19), que a vítima procurou a gerência, onde denunciou que teve suas contas hackeadas.

  • Foto: InstagramVereador Ivon Lendl Beserra SalesVereador Ivon Lendl Beserra Sales

“Nós instauramos inquérito após uma vítima procurar a gerência e narrar que teve suas contas do Instagram, Facebook e os e-mails de recuperação das aplicações de internet hackeados”, explicou o delegado.

Ele informou que a polícia teve que pedir judicialmente que as contas fossem devolvidas. O juiz acatou os pedidos da Gerência de Polícia Especializada e expediu três mandados judiciais: um para o Facebook, outro para o Instagram e um para a Microsoft para que fosse realizada a recuperação dos e-mails.

“Com a decisão judicial foi feita a recuperação da conta de usuário de cada uma delas, acompanhada do e-mail vinculado”, disse Matheus Zanatta. Ele ainda explicou que a polícia tem recebido cada vez mais denúncias de contas que foram hackeadas, onde os criminosos roubam as informações contidas nessas contas.

  • Foto: Alef Leão/GP1Matheus ZanattaMatheus Zanatta

“Nos últimos meses houve um aumento considerável do hackeamento de contas de usuários do Instagram e das contas de e-mail vinculadas ao serviço. Dentre os mais diversos propósitos, os criminosos utilizam essas contas hackeadas para promover sites adultos e atrair vítimas com spam pornográfico”.

A ação de recuperação teve o apoio da Secretaria de Operações Integradas através do Laboratório de Operações Cibernéticas (Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado/Diretoria de Operações) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.