Fechar
GP1

Polícia

PRF encerra segunda fase da Operação Nacional de Segurança Viária

A operação teve como foco os 100 trechos com maior índice de acidentes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou na madrugada desta terça-feira (25) a segunda fase da Operação Nacional de Segurança Viária (ONSV). A ação teve início na terça-feira (18) e ocorreu em todas as rodovias federais brasileiras.

A operação teve como foco os 100 trechos com maior índice de acidentes. O Piauí registrou 3 trechos mais críticos de acidentabilidade, classificados na 12º posição a BR 316 KM 0,0 a 10,0 e na 26º posição a BR 343 KM 340,0 a 350,0, ambos em Teresina, e na 74º posição a BR 343 KM 0,0 a 10,0 em Parnaíba.

  • Foto: Divulgação/ PRFOperação Nacional de Segurança Viária Operação Nacional de Segurança Viária

A ONSV tem como objetivo direcionar o policiamento e a fiscalização focando na segurança viária e principalmente, prevenir e reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito, aumentando a percepção de segurança nos trechos onde mais ocorrem acidentes graves.

Durante a ação policial participaram 441 policiais em escala de revezamento, com 7.342 horas de fiscalização ininterruptas. Dos 2.334 autos de infração lavrados, 20 foram por alcoolemia, 467 por não uso do capacete de segurança, 139 por ultrapassagem em locais proibidos e 12 por excesso de peso no veículo.

Ainda foram realizados 117 testes de alcoolemia, que resultaram na prisão de sete pessoas por crime de trânsito, recuperados 18 veículos roubados e 36 prisões pelo cometimento de outros crimes.

Apesar do número de infrações e prisões, com a operação houve uma redução significativa nos índices de acidentabilidade. Os acidentes graves e o número de mortos tiveram uma queda de 50% em relação ao do mesmo período no ano passado, e o número de feridos e outros acidentes resultou em uma redução de 30,3% e 25%, respectivamente.

Com a pandemia causada pelo novo coronavirus (covid-19), a redução desse percentual resulta na preservação de vidas e evita a sobrecarga do sistema de saúde, visto que estatisticamente as vítimas de acidentes de trânsito ocupam cerca de 60% dos leitos hospitalares.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.