Fechar
GP1

Polícia

Polícia Federal investiga fraudes no auxílio emergencial no Piauí

A investigação iniciou em agosto de 2020, com base em informações encaminhadas pela Caixa Econômica.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (07), a Operação Apateones, com objetivo de desarticular organizações criminosas que atuaram realizando fraudes ao programa Auxílio Emergencial no Piauí. As diligências também ocorreram em outros 12 estados do país.

Segundo a PF, em todo o Brasil, foram designados 200 policiais para cumprirem 47 mandados de busca e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, a operação foi realizada em: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Foto: Alef Leão/GP1Viaturas da Polícia Federal
Viaturas da Polícia Federal

A investigação iniciou em agosto de 2020, com base em informações encaminhadas pela Caixa Econômica à Policia Federal com dados de 91 benefícios de Auxílio Emergencial fraudados no valor total de R$ 54.600,00 (cinquenta e quatro mil e seiscentos reais), que foram desviados para duas contas bancárias (uma de pessoa física e uma de pessoa jurídica) em Indaiatuba/SP.

O rastreamento inicial das transações indicou que parte dos envolvidos nestas fraudes estavam situados nos estados de Goiás e Rondônia, sendo este último, lugar de residência de familiares da pessoa física residente em Indaiatuba. Em um segundo estágio da investigação, verificou-se que os beneficiários em questão receberam valores provenientes de cerca de 360 contas do Auxílio Emergencial fraudadas por meio de pagamento de boletos e transferências bancárias.

Após análises de RIFs (relatórios de inteligência financeira) e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa movimentou valores que ultrapassam os R$ 50 milhões, com mais de 10 mil contas fraudadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.