Fechar
GP1

Polícia

DRACO prende acusado de articular roubo da aeronave do médico Jacinto Lay

O acusado foi preso, na manhã desta sexta-feira (26), por uma equipe do DRACO, em Teresina.

Policiais do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prenderam, na manhã desta sexta-feira (26), Lucas Marciel Pereira da Silva, apontado pela polícia como o articulador do roubo da aeronave do médico e empresário Jacinto Lay, em janeiro deste ano.

Segundo a investigação, Lucas Marciel foi o responsável pela articulação do crime do roubo da aeronave, sendo a pessoa que arregimentou outros integrantes da associação criminosa e que, efetivamente, executou o roubo. Ele está ligado a essa parte da organização que executou o crime no Clube de Ultraleve.

Foto: Alef Leão/GP1Lucas Marciel Pereira da Silva
Lucas Marciel Pereira da Silva

O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, destacou que a prisão de Lucas Marciel foi muito importante para a segurança pública do Piauí. “Ele foi o principal articulador do roubo da aeronave que aconteceu aqui em Teresina. Esse crime foi elucidado e a grande maioria do grupo já está preso, inclusive, o inquérito foi concluído, mas ele estava foragido desde a época do fato. O DRACO continuou nas investigações e hoje efetuamos essa prisão na zona sul de Teresina”, afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, Lucas Marciel tinha informações privilegiadas da rotina do médico porque já trabalhou como motorista pra ele. "Foi ele quem agenciou os outros indivíduos juntamente com o filho do piloto. Ele tinha conhecimento da rotina do empresário porque já tinha sido até motorista do próprio empresário, então, ele se utilizou dessas informações", pontuou Charles Pessoa.

"É um indivíduo extremamente violento e perigoso porque além do envolvimento com o roubo da aeronave e com o tráfico de drogas, ele também tem envolvimento com uma organização criminosa que pratica uma série de roubos de cargas no Piauí e Maranhão", completou o delegado Charles Pessoa.

Acusado estava na aeronave

No dia do crime, Lucas Marciel saiu daqui de Teresina na aeronave, juntamente com o Mykhell Make (que pilotou a aeronave) até o Maranhão. De lá, outro piloto assumiu a aeronave e a pilotou até o Mato Grosso, onde o avião caiu.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Charles Pessoa
Delegado Charles Pessoa

Roubo do avião

Seis criminosos fortemente armados roubaram a aeronave de propriedade do neurocirurgião Jacinto Lay de dentro, do Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, em Teresina, no dia 14 de janeiro de 2022. Apenas o caseiro e sua esposa grávida estavam no momento do crime.

O GP1 conversou com o médico Jacinto Lay, dono da Clínica Neurocentro, na época, que contou que os bandidos chegaram procurando especificamente o avião e quando localizaram, levantaram voo ainda na madrugada.

Avião usado por cartel boliviano

No dia 23 de janeiro deste ano, a aeronave foi localizada pela Polícia CIvil do Piauí no estado do Mato Grosso. O monitoramento realizado pelos setores de inteligência informou que o avião teve um pouso forçado por falta de combustível.

Um levantamento feito pela polícia indicou que o avião monomotor do médico Jacinto Lay estava sendo usado por um cartel boliviano para o tráfico de drogas. Os dois ocupantes conseguiram fugir e continuam foragidos, porém, três homens suspeitos de darem cobertura para a fuga foram presos.

Presos

Até o momento foram presos Mykhell Make Abreu Pereira, a namorada dele, Rayra Abreu de Araújo, Pedro Teixeira Soares Neto, em Teresina. Demétrius de Moraes Gomes, Matheus Moita Moraes e Marcos Moita Moraes, no Maranhão. Outros dois foram presos no Mato Grosso e em Pernambuco.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.