Fechar
GP1

Polícia

PF deflagra operação contra emissão de diplomas falsos no Piauí

A operação também foi deflagrada nos estados do Maranhão e Tocantins, nessa quarta-feira (21).

A Polícia Federal deflagrou, na manhã dessa quarta-feira (21), Operação Mendacius contra grupo criminoso envolvido na oferta irregular de cursos de nível superior e emissão de diplomas falsos no Piauí, Maranhão e Tocantins. Durante a ação, um dos alvos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências e faculdades envolvidas nos municípios de Buriticupu, Santa Inês, Imperatriz, no Maranhão, em Teresina, no Piauí, e Porto Nacional, em Tocantins.

Foto: Divulgação/PFPF deflagra Operação Mendacius
PF deflagra Operação Mendacius

A operação se concentrou na desarticulação de um esquema ilegal instalado no Maranhão e imediações, voltado à oferta de cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do MEC, com a subsequente emissão de diplomas falsos, utilizados posteriormente em requerimentos de registro profissional junto aos conselhos profissionais.

Com funcionava o esquema

Os responsáveis pelas Instituições de Ensino Superior (IES) clandestinas anunciavam a oferta de cursos de forma irregular, alegando possuírem “parcerias/convênios” com faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação, que viriam a expedir os diplomas de graduação ao final dos cursos.

Assim, inúmeros alunos foram ludibriados, acreditando estudarem em cursos de graduação regulares como Serviço Social, Administração, Pedagogia e Letras, que lhes dariam direito à diplomação e possibilitariam o exercício profissional, quando, na verdade, tratava-se do esquema fraudulento exposto.

Foto: Divulgação/PFArma apreendida com um dos alvos
Arma apreendida com um dos alvos

Crime

Os alvos estão sendo investigados pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, crime contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além disso, a ação resultou no arresto de bens – com bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de veículos e imóveis, como forma de assegurar o ressarcimento aos lesados, bem como inibir a reiteração delitiva, impedindo o enriquecimento ilícito dos envolvidos.

A Operação Mendacius contou com a participação de 50 policiais federais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.