O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) foi indicado, nesta segunda-feira (2), como novo vice-líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados . A nomeação ocorre meses após o parlamentar deixar o comando da bancada do PT na Casa.

Lindbergh assumiu a vaga anteriormente ocupada pelo deputado federal Zé Neto (PT-BA), que foi destituído do cargo pelo Palácio do Planalto. O parlamentar fluminense é companheiro da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Lindbergh Farias

Além da mudança envolvendo Zé Neto, o governo também oficializou a substituição da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) pelo deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE) em outra vaga de vice-liderança na Câmara.

Lindbergh Farias ocupou a liderança do PT em 2025 e deixou o posto após o rodízio anual da bancada. Ele foi substituído pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-RS), que tem perfil considerado mais discreto dentro do partido.