Fechar
GP1

Política

Deputado da base aliada diz que Valéria Madeira não deve ser reconduzida ao cargo

Sou amigo do Eurípedes e do Carlos Alberto. E acho que a atual reitora Valéria Madeira não deve ser reconduzida ao cargo, disse Xavier Neto.

O deputado Xavier Neto (foto) foi entrevistado pelo GP1 sobre o processo eleitoral na Universidade Estadual do Piauí. O deputado acha que a atual reitora, Valéria Madeira, não deve ser reconduzida ao cargo.

GP1- Como o senhor avalia o processo eleitoral na UESPI?

Xavier Neto - Acho que o processo democrático exige que se faça a eleição, embora eu seja contra, eu acho que o reitor deveria ser uma indicação do executivo, porque é um cargo que o governo também responde por ele. Quando é feita a eleição o reitor fica com muita independência, por exemplo, determinadas políticas que poderiam ser incrementadas, caso o reitor recusasse, elas não poderiam ser feitas e o governador se acha impedido, pelo menos moralmente, de intervir na Universidade. Contudo, o processo de escolha que esta acontecendo é democrático, e entendo que a UESPI precisa de uma renovação.

GP1- Em sua opinião quais são os principais problemas enfrentados pela UESPI?

Xavier Neto – Os problemas da UESPI são os docentes, discentes e dos servidores que certamente não se entendem com a administração superior causando transtornos, alem do mais a Universidade baixou muito a qualidade. A administração da Instituição não soube agir no sentido de viabilizar a melhoria na qualidade de ensino da UESPI. Prova maior é que nós estamos no primeiro lugar como curso mais ineficiente. Isso precisa ser revisto e só pode ser melhorado se mudar a parte da estrutura administrativa.

GP1- Como resolver esses problemas?

Xavier Neto - Continuo achando que a solução é saber gerir eficientemente a estrutura da UESPI, e que o poder executivo tenha o poder de demitir o reitor quando a UESPI não tiver dentro daqueles padrões exigidos pelo MEC.

GP1- Que candidato o senhor apóia para reitoria da UESPI?

Xavier Neto - Eu não tenho candidato sou amigo do Eurípedes e do Carlos Alberto. E acho que a atual reitora Valéria Madeira não deve ser reconduzida ao cargo.

GP1 - A Lei Federal Nº 9.192, de 21 de Dezembro de 1995. diz que para concorrer ao cargo de reitor é necessário o professor ser Adjunto nível-4 ou titular (Os dois cargos mais elevados da carreira docente) ou ainda professor doutor. Já o Estatuto da UESPI e o Regimento Eleitoral diz que basta apenas o professor ter 5 anos de atividade na UESPI para ser candidato. Das qualificações acima exigidas apenas a atual reitora, Valéria Madeira, não as possui, como o senhor avalia essa situação? E se acha que o estatuto infringiu a Lei?

Xavier Neto - Ora, se ela não possui essas qualificações e não atende as exigências da Lei Federal, por isso mesmo não pode ser reitora da Universidade Estadual do Piauí. E quanto a Lei se existe acho que deve ser respeitada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.