Fechar
GP1

Política

Desembargadora rebate nota da Amapi e diz que afastamento de juiz é legal

A associação dos magistrados do Piauí divulgou nota em solidariedade a juiz afastado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Veja na íntegra a nota de esclarecimento da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à nota publicada pela Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI alusiva à decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí nos autos das Exceções de Suspeição nºs 5 e 6, venho a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. tal decisão foi tomada nos estritos limites da legalidade, com a observância do devido processo e do contraditório e ampla defesa, tendo sido proferida em harmonia com as provas dos autos e as disposições legais aplicáveis ao caso, fazendo valer, na prática, princípio nuclear a ser aplicado quando do exercício da atividade jurisdicional, qual seja, a imparcialidade, traduzida na equidistância entre julgador e as partes envolvidas, sem qualquer influência externa.

2. a divergência dos votos resulta do livre convencimento dos magistrados, especialmente nos órgãos colegiados, sendo o respeito a tal princípio, expressamente contido no art. 131 do Estatuto Processual Civil pátrio, uma das causas defendidas pelas associações de magistrados.

3. nos referidos autos, como de resto em todos os processos submetidos à apreciação do Tribunal e de seus Membros, são observados os princípios éticos e morais impostos a todos, sem quaisquer notas de corporativismo ou de outras práticas contrárias à Justiça e ao Direito.

4. ressalto, ainda, a necessidade de que sejam respeitadas as decisões tomadas pelos órgãos legitimamente constituídos, havendo, para as eventuais insatisfações, mecanismos específicos de reexame, nos termos da Constituição e da legislação ordinária em vigor.

Teresina, 27 de maio de 2009.

Desa. Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro
Presidente do TRE/PI"

Matéria relacionada

TRE afasta juiz que recebeu presente de prefeito no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.