Fechar
GP1

Política

Professor Juriti lança livro intitulado "Minha História Minha Luta"

O livro será lançamento ainda este mês.

O livro de autoria do professor Francisco Juriti, intitulado “Minha historia muita luta” trata sobre o início de sua vida política nos movimentos estudantis até as eleições de 2010 que “ele considera a eleição de maior corrupção da história do Piauí”. Juriti resume todo processo eleitoral em três etapas: “Como se engana o povo, como se compra eleição e a união dos poderes político e econômico”. Livro será lançamento ainda este mês.
Imagem: DivulgaçãoProfessor Francisco Juriti(Imagem:Divulgação)Professor Francisco Juriti
Imagem: DivulgaçãoDistribuiçãode material escolar gratuito em Parnaíba(Imagem:Divulgação)Distribuiçãode material escolar gratuito em Parnaíba
Imagem: DivulgaçãoJuriti em audiência com o ministro da Educação Ney Braga(Imagem:Divulgação)Juriti em audiência com o ministro da Educação Ney Braga

O livro resgatará a historia de um líder estudantil combativo dentro de um contexto nacional no período da ditadura militar, destacando sua participação não somente no movimento secundarista e universitário, mas também nas lutas de outras classes como dos professores oprimidas nos anos de chumbo. Realizou olimpíadas e gincanas culturais prestigiada por mais de trinta mil parnaibanos. Construiu a casa do estudante de Parnaíba, conseguiu ainda o terreno para a casa de estudante universitário. Implantou o combativo jornal Teteu que denunciava os desmandos do ensino superior e a política do Estado, desafiou o ministro Golbery, teve sua vida devassada pelo SNI, o que resultou numa audiência com o ministro Ney Braga tendo a garantia dos recursos para a construção de uma escola Agropastoril, escola de Belas Artes e os recursos de um ginásio coberto para Parnaíba, cujos recursos foram desviados para construção do ginásio Verdão em Teresina.

Um dos momentos mais críticos que vivenciou foi quando liderando o movimento estudantil em Teresina, na luta pelos 50% de abatimento nas passagens de ônibus, cinema, teatro foi quando abraçado a um poste de ferro em frente a Câmara de Vereadores de Teresina fez um discurso inflamado, onde o vereador Coronel Jofre foi acuado, tendo sua gaiola quebrada e seus passarinhos de estimação libertados. Para não ser preso pelo DOPS, os estudantes formaram uma corrente humana e encaminharam o líder estudantil Juriti para dentro da Câmara Municipal de Teresina. Quando a tropa do DOPS tentou prender Juriti já dentro da Câmara o Presidente da época, o vereador Albuquerque, atual desembargador, bradou: “aqui não, eu não admito prisão, exijo respeito ao poder legislativo, e como Presidente da Câmara de Vereadores de Teresina peço que vocês se retirem”. Outro momento critico foi na reconstrução da UNE, UBES e da UMES.
Imagem: DivulgaçãoJuriti e o ministro do Planejamento Reis Veloso inaugura Casa do Estudante em Parnaíba(Imagem:Divulgação)Juriti e o ministro do Planejamento Reis Veloso inaugura Casa do Estudante em Parnaíba
Imagem: DivulgaçãoVereador Juriti defendendo projetos para cidade de Parnaíba(Imagem:Divulgação)Vereador Juriti defendendo projetos para cidade de Parnaíba
Imagem: DivulgaçãoJuriti e Alberto Silva(Imagem:Divulgação)Juriti e Alberto Silva

Juntamente com Mão Santa, Petrônio Portela, o então ministro da Justiça e coordenador político do governo militar, Juriti discutiu o processo de redemocratização do Brasil. Eleito vereador de Parnaíba teve uma atuação dinâmica. Com a eleição de Alberto Silva para governador foi convidado a fazer parte de sua equipe de Governo onde teve destacada atuação a frente dos assuntos municipais, subchefe da casa civil, sub e secretario de governo do Piauí, tornou-se sócio de Alberto Silva na radio Difusora transformando-a na única trincheira de oposição no Piauí comanda por GILVAN BARBOSA, TONY TRINDADE, GIL SOBREIRA, GARRINCHA, VERA LEITE, ODILIO TEIXEIRA E OUTROS.

Tendo sido, por mais de uma vez, convidado pelo Alberto Silva para construir o diretório do PMDB, aceitou o desafio, adquiriu o terreno ao lado, fez o estacionamento, concluiu a magnífica obra, com todas as salas climatizadas e mobiliadas.
A convite de Gonçalinho ocupou a secretaria de administração e finanças da cidade de Piracuruca, onde fez uma reforma administrativa em vigor ate hoje, alem de colaborar com Gonçalinho nas grandes realizações como pavimentação poliédrica, construção do mercado central, construções de praças, iluminações das avenidas, construções de escolas, pronto socorro, ginásio poliesportivo, alem de adquiri compactador de lixo, enchedeir, dentre outras..
Em resumo, durante toda sua trajetória na gestão publica não consta nenhum processo criminal ou de improbidade, apesar dos adversários e invejosos terem de forma sórdida tentado agredir sua honra.
Imagem: DivulgaçãoJuriti e Goncalinho de Piracuruca(Imagem:Divulgação)Juriti e Goncalinho de Piracuruca

As últimas páginas de seu livro Juriti destinará para as eleições de 2010 dividido em três etapas. “Como se engana o povo, como se compra eleição e a união do poderes político e econômico contra o candidato do povo. E ainda complementa, como o povo é o maior partido poderá surpreender o blocão chapa branca de Wilson Martins”, finaliza Juriti.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.