Fechar
GP1

Política

Wilson Martins e ministro Alexandre Padilha abrem Conferência e fazem inaugurações no Ceir e HGV

A agricultora Inês Lustosa, 46 anos, veio de Oeiras para participar do evento.

O governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriram na noite desta quinta-feira (13), a 6ª Conferência Estadual de Saúde, no Atlantic City. O evento contou com a presença da secretária estadual de Saúde Lílian Martins, entre outros secretários de Estado, parlamentares e autoridades, além dos cerca de 800 inscritos. Nesta sexta-feira, (14), ambos cumprem uma agenda de inaugurações no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e Hospital Getúlio Vargas (HGV).

A 6ª Conferência Estadual de Saúde tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo brasileiro” e é uma preparação para a Conferência Nacional que acontecerá a partir do dia 30 de novembro deste ano. A agricultora Inês Lustosa, 46 anos, veio de Oeiras para participar do evento. "Aqui é o lugar para que a gente lute mais pelo SUS, buscando melhorias. Precisamos de mais postos, melhorar o Samu e o atendimento odontológico", aponta.

A coordenadora geral da Conferência, Ana Eulálio, descreve que as discussões são amplas, mas podem ser resumidas sobretudo na melhoria do acesso e universalização dos serviços. "Temos que procurar soluções para garantir que toda a população tenha direito ao SUS", pontua. Durante a abertura da Conferência, a secretária Lílian Martins falou da importância de se acreditar no Sistema Único de Saúde e que é possível melhorá-lo, cada vez mais.

O ministro Alexandre Padilha afirmou que o debate feito pelas Conferências Estaduais são importantes para a construção de uma política pública que atinja todas as instâncias políticas, mas que também é preciso atingir a população como um todo. "São três os eixos pelos quais passa a melhoria do SUS: a melhoria na infraestrutura dos postos de saúde básica, investimento na qualidade do atendimento da atenção básica e a qualificação e o aumento no número de médicos do país, sobretudo em especialidades como pediatria, neurocirurgia, anestesiologia", pontua. O ministro também garantiu que o Hospital Materno Infantil já está com verba assegurada e deve começar suas obras ainda este ano.

O governador Wilson Martins acrescentou que o financiamento da Saúde também é um dos nós que precisa ser desatado e pode apresentar melhorias com a aprovação da Emenda Constitucional 29, mas também disse que três pontos poderiam desonerar os Estados e disponibilizar mais verbas para o investimento no sistema. "Se tivéssemos a reforma tributária, a distribuição dos royalties de petróleo e a regularização dos impostos de comércio via internet, o Piauí receberia R$ 600 milhões a mais por ano. Com esse dinheiro poderíamos fazer grandes investimentos em Saúde", calcula.

Agenda
Nesta sexta-feira (14), como parte das comemorações alusivas ao Mês do Piauí, o governador e o ministro participam logo às 8h da solenidade de inauguração do Centro de Diagnóstico e Tratamento do Ceir, na sede do órgão. Em seguida, às 9h serão entregues as obras de reforma e ampliação no Hospital Getúlio Vargas. Na ocasião serão inaugurados o Centro de Diagnóstico por Imagens, a Clinica Ginecológica, a Clinica Cardiológica e o Laboratório de Nutrição Enteral.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.