Fechar
GP1

Política

Procuradoria Eleitoral ajuíza ações contra os vereadores picoenses Edilson e Rinaldinho

Os dois parlamentares mudaram de partido às vésperas do prazo final de filiação para quem deseja disputar eleição em 2012.

A Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí, através do procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão, ajuizou no último dia 18 de novembro ação de perda de cargo eletivo contra os vereadores picoenses José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho) e Edilson Alves de Carvalho, acusados de infidelidade partidária conforme a legislação em vigor.

Imagem: José Maria Barros/GP1Rinaldinho trocou o PMDB pelo PSB(Imagem:José Maria Barros/GP1)Rinaldinho trocou o PMDB pelo PSB

As ações contra os dois políticos picoenses foram movidas em razão de eles terem se desfiliado do partido pelo qual se elegeram nas eleições municipais de 2008 sem justa causa, sendo a mudança considerada como infidelidade partidária passível de perca do mandato.

Então ligado ao grupo político do deputado Warton Santos, Rinaldinho elegeu-se vereador de Picos em 2008 pelo PMDB com 2.014 votos. Às vésperas do prazo final de filiação para quem deseja concorrer ao pleito do próximo ano, ele trocou o PMDB pelo PSB, passando a integrar o grupo político da deputada Belê Medeiros, pré-candidata a prefeita de Picos apoiada pelo atual gestor, Gil Marques de Medeiros (Gil Paraibano), do PMDB.

O pedido de desfiliação de Rinaldinho gerou insatisfação junto à direção municipal do PMDB, que ajuizou uma ação contra o parlamentar junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), cobrando a devolução do mandato ao partido, conforme prevê a legislação em vigor.

Rinaldinho é integrante da base de apoio ao prefeito Gil Paraibano e caso tenha o mandato cassado, quem assume a vaga na Câmara é o primeiro suplente do PMDB Filomeno Portela Richard Neto, que em 2008 obteve 1.517 votos e é ligado politicamente ao deputado Kléber Eulálio, pré-candidato a prefeito de Picos pela oposição.

Imagem: José Maria Barros/GP1Edilson saiu do PP e se filiou ao PTB(Imagem:José Maria Barros/GP1)Edilson saiu do PP e se filiou ao PTB

Integrante da bancada de oposição o vereador Edilson Alves de Carvalho foi eleito em 2008 pelo PP com 1.363 votos. No início do mês de outubro deste ano, ao tomar conhecimento de que o PP tinha passado para a base aliada do prefeito Gil Paraibano, ele pediu sua desfiliação e ingressou no PTB.

Ao explicar a medida adotada, o procurador Marco Aurélio Adão disse que um maior número de desfiliações e novas filiações foi registrado durante os meses de setembro e outubro, período que coincide com o final do prazo para a desfiliação de quem vai disputar as eleições de 2012.

“Essas desfiliações não têm relação com pressão do partido, mas com pressão eleitoral”, declarou Marco Aurélio, acrescentando que pedirá ao TRE que agilize o julgamento de todos esses políticos para que ocorra ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.