Fechar
GP1

Política

Governador Wilson Martins cria conselho para investigar Oficial da Polícia Militar acusada de furto

O conselho é formado pelos oficiais: Tenente Coronel Marcos David da Silva Nery (Presidente), Tenente Coronel George Afonso Félix de Carvalho(Interrogante-Relator) e o Major Ronald

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarWilson Martins(Imagem:Reprodução)Wilson Martins
O governador Wilson Martins atendendo proposta do Comandante da Polícia Militar,Coronel Rubens Pereira, constituiu por intermédio do Decreto Lei 14.393, de 27 de janeiro, o Conselho de Justificação para decidir se 2ª Tenente Ledynay dos Santos Costa possui capacidade para permanecer nos quadros da Polícia Militar. A oficial será processada por ser acusada oficialmente de ter agido de forma incorreta no desempenho da função, por ter tido conduta irregular e praticado atos que afetam a honra pessoal e o decoro da classe militar.

O conselho é formado pelos oficiais: Tenente Coronel Marcos David da Silva Nery (Presidente), Tenente Coronel George Afonso Félix de Carvalho(Interrogante-Relator) e o Major Ronald de Moura e Silva (Escrivão) e terá prazo de 30 dias , prorrogáveis por até 20 dias.

Segundo o Decreto, a oficial foi denunciada pelo Ministério Publico acusada de ter furtado um cartão de crédito da Major PM Elza Rodrigues Ferreira e utilizá-lo indevidamente em vários estabelecimentos da capital ( Lojas Noroeste-Teresina Shopping, Armazém Paraíba, Farmácia Big Bem,Loja Finesse-Teresina Shopping, Loja Katleya-Teresina Shopping, Loja Tropical Bolsas, Posto Texas) , causando prejuízos morais e financeiros, além de ter deixado de se apresentar após o término de licença-maternidade de 12 a 30 de agosto de 2010, infringindo o regulamento disciplinar da Polícia Militar do Piaui. A 2ª Tenente Ledynay dos Santos Costa é também acusada de usar de má-fé ao solicitar férias que não teria direito, infringindo novamente o regulamento disciplinar da Polícia Militar.

Segundo o Estatuto dos Policiais Militares “O Oficial presumivelmente incapaz de permanecer como policial-militar da ativa será submetido ao Conselho de Justificação”, podendo ser afastado imediatamente enquanto estiver respondendo ao processo administrativo.

O Conselho de Justificação é destinado a julgar a incapacidade para permanecer na ativa o oficial que tenha cometido falta disciplinar grave. De acordo com o Dr. Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, Juiz Auditor da Justiça Militar de Minas Gerais: “Devido a função de comando que exerce e por passar por um processo mais longo de formação militar, o oficial deve servir de exemplo para os seus subordinados, e os atos ilícitos praticados por esta categoria de servidores trazem maior repercussão junto a Instituição Militar.”

Ledynay dos Santos Costa foi promovida por antiguidade a 2º Tenente pelo ex-governador Wellington Dias em 19 de novembro de 2008.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.