Fechar
GP1

Política

Coleta de assinaturas feitas para criação do PSD está sob suspeita do STF

As irregularidades vão desde assinaturas que não coincidem com as originais, até a assinatura de quem já morreu há muito tempo

 O Tribunal Superior Eleitoral decidir se o PSD - Partido Social Democrático - poderá ou não disputar as eleições municipais de 2012. Três partidos entraram com pedido de impugnação de registro do PSD.

As irregularidades vão desde assinaturas que não coincidem com as originais, até a assinatura de quem já morreu há muito tempo. Em Crixás, município de Tocantins, uma viúva ficou surpresa ao ver o nome do marido na lista entregue ao TRE para a criação do PSD no estado.

Dona Maria Júlia mostrou a certidão de óbito de João Henrique da Silva. “Faleceu está com uns três anos”.

O eleitor Leônidas Lisboa, diz que a assinatura que está na lista não se parece com a dele. “O Lisboa foi abreviado, eu não sou de costume de abreviar meu Lisboa. Totalmente diferente."

A Procuradoria Eleitoral de Tocantins disse que as denúncias serão investigadas. Também há suspeitas em Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo.

Para o advogado do PSD, Admar Gonzaga, as eventuais irregularidades são mínimas diante das 539 mil assinaturas coletadas em todo o país.

"Você não tem o controle absoluto de tudo que está sendo feito nesse imenso país. E, portanto, a lei está aí mesmo e o processo de certificação é justamente para separar o que vale daquilo que não vale”.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.