Fechar
GP1

Política

Antonio Félix quer instituir a Campanha "Família de Doadores"

Projeto de Lei que vai instituir a Campanha Permanente de Conscientização acerca da Doação de Órgãos e Tecido, a Família de Doadores.

Em discurso proferido na manhã desta segunda-feira (05), o Deputado Estadual Antonio Félix (PPS) anunciou que vai implementar um Projeto de Lei que vai instituir a Campanha Permanente de Conscientização acerca da Doação de Órgãos e Tecido, a Família de Doadores.

Imagem: Divulgação/GP1Deputado Antonio Félix(Imagem:Divulgação/GP1)Deputado Antonio Félix


Munido de um estudo publicado pela Universidade de Cleveland (EUA), onde aponta que, quando a família conhecia o desejo do possível doador em vida, as chances de a doação ser autorizada eram 6,9 vezes maiores em comparação com aquelas que desconheciam tal aval.

“Nós, integrantes do Poder Legislativo, não podemos descuidar desse assunto. Precisamos melhorar vários aspectos do Sistema Único de Saúde, e um dos aspectos é justamente as campanhas de conscientização, métodos de confortar, auxiliar e amenizar as famílias daqueles que em, seu ultimo desejo, em seu derradeiro ato, vem salvar a vida de muitos”,disse.

Segundo a Legislação em vigor, as manifestações de vontade à doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano, após a morte, que constavam na Carteira de Identidade Civil e na Carteira Nacional de Habilitação, perderam sua validade a partir do dia 22 de dezembro de2000.

“Isto significa que, hoje, a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. Sendo assim, é muito importante que uma pessoa, que deseja após a sua morte, ser uma doadora de órgãos e tecidos comunique à sua família sobre o seu desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno e é isso que a Campanha Família de Doadores terá como objetivo”, destacou Antonio Félix


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.