Fechar
GP1

Política

Presidente do TSE Ricardo Lewandowski recebe título de cidadão piauiense

Em seu discurso, o ministro falou de cidadania exemplificando o conceito jurídico existente que difere em países europeus e países da América.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, recebeu na noite última sexta-feira (23), o título de cidadão piauiense. A homenagem da Assembleia Legislativa piauiense foi uma iniciativa do deputado estadual e presidente da Casa, Themístocles Filho. A cerimônia contou com a presença do governador Wilson Martins; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Haroldo Rehem; do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura; os senadores Ciro Nogueira e Wellington Dias, além de deputados estaduais e diversas autoridades.

O presidente da Alepi, Themístocles Filho, ressaltou o trabalho de Lewandowski no TSE e sua grande contribuição para a Justiça Eleitoral no Piauí, citando como exemplos a criação de novos cartórios eleitorais e o cadastramento biométrico de eleitores.

Em seu discurso, o ministro falou de cidadania exemplificando o conceito jurídico existente que difere em países europeus e países da América. Aqueles tratam cidadania como um traço sanguíneo, hereditário, enquanto estes afirmam que o lugar onde o indivíduo nasce lhe confere o status de cidadão. "Entretanto, os povos criaram uma terceira cidadania: a cidadania do afeto, da amizade, a Cidadania do Coração. Como dizem os italianos, "a pátria é onde você se sente bem". Por isso digo que a minha pátria, doravante, é o Piauí: Terra dos Heróis do Jenipapo. Aqui me sinto bem. Aqui estou em casa", declarou em discurso.

O governador Wilson Martins afirmou que o povo piauiense também se sente honrado em ter Ricardo Lewandowski como conterrâneo. "O ministro é um dos nomes mais respeitados pela nação brasileira por seu papel como julgador, por sua postura, por seu trabalho. Ele é um exemplo que enaltece o nosso Estado que agora o tem como filho", pontuou.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.