Fechar
GP1

Política

Brasil emerge como potência internacional, diz Antonio Patriota

Para chanceler, país está em destaque devido a avanços econômicos, sociais e políticos.

O ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quinta-feira, 10, que o Brasil está emergindo como uma potência internacional pela primeira vez na História devido aos avanços econômicos e às conquistas sociais e políticas do país.

De acordo com Patriota, o País está em destaque no cenário mundial ao lado de nações consolidadas, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a China. "O Brasil emerge pela primeira vez como potência internacional em meio a potências já estabelecidas", disse Patriota, no início da audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado. "Isso merece ser sublinhado.

Segundo o ministro, a inclusão do Brasil entre as grandes potências foi possível devido ao avanço econômico, uma vez que o país ocupa o sexto lugar entre as grandes economias, assim como à redução da pobreza, à autossuficiência energética e aos esforços em busca de maior inserção mundial.

O chanceler lembrou que a política externa brasileira é "caracterizada por estabelecer relações de paz com todos os seus vizinhos". "Não só no plano regional, como mundial. É um país sem inimigos, livre de armas de destruição e que combate a discriminação racial", disse Patriota, que antes de se reunir com os senadores tomou café da manhã com os integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.