Fechar
GP1

Política

Tribunal Superior Eleitoral realiza audiência sobre redistribuição do número de deputados

A pedido da Assembleia do Amazonas, Tribunal Superior Eleitoral vai avaliar se o Estado tem direito a ter mais vagas na Câmara

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou audiência pública para debater a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no País. A audiência pode ser estendida até terça-feira, 29.

O encontro foi convocado a partir de pedido feito pela Assembleia Legislativa do Amazonas, que defende o aumento dos atuais oito para dez deputados federais. De acordo com a Constituição Federal, os Estados podem ter no mínimo oito e no máximo 70 deputados. É definido por lei também que a Câmara não exceda 513 parlamentares.

Nesse caso, se o requerimento elaborado pela Assembleia do Amazonas for aprovado, algum Estado perderá vagas na Câmara. Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção das populações dos Estados. A relatora do processo que discutirá o assunto é a ministra Nancy Andrighi.

A audiência desta segunda apenas ouvirá os prós e contras ao pedido. Depois, o processo segue para votação em plenário, ainda sem data prevista. De acordo com a legislação atual, o TSE tem até 5 de março do ano eleitoral para aprovar novas resoluções. Como o requerimento versa sobre deputados, a eleição correspondente é a de 2014.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.