Fechar
GP1

Política

Procurador Eleitoral é acionado para investigar Instituto acusado de fraudar pesquisas no Piauí

De acordo com a denúncia, o instituto de pesquisa cometeu diversos crimes eleitorais, em especial: crime de falsidade ideológica, omissão de dados e informações para fins eleitorai

Partidos políticos dos municípios de São João do Piauí, Teresina e Altos acionaram o Ministério Público Eleitoral do Piauí para apurar fraude em pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Merita.

Os partidos e as coligações desses três municípios denunciam que o instituto de pesquisa representado cometeu diversos crimes eleitorais, em especial: crime de falsidade ideológica, omissão de dados e informações para fins eleitorais e fraude de pesquisa eleitoral.

A fraude aconteceu com relação a estatística responsável por assinar e fiscalizar as pesquisas eleitorais feitas pelo intituto. A estatística citada pelo instituto como responsável pela confecção das pesquisas é a Sra. Roselaine Batista, que nega qualquer vínculo com o Merita, por via de declarações escritas entregues ao procurador regional eleitoral Alexandre Assunção, por meio de representação feita, na última sexta-feira (21), junto ao MPE.

Imagem: ReproduçãoAdvogado Daniel Oliveira(Imagem:Reprodução)Advogado Daniel Oliveira

O Instituto Merita realizou pesquisas acusadas de fraudulentas, além de São João do Piauí, Teresina e Altos, nos município de Simplício Mendes, Pedro II, Santa Rosa do Piauí e Anapurus, no Maranhão.

De acordo com o advogado Daniel Oliveira, que representa os partidos na notícia ação junto do MPE, ressalta a importância da imediata apuração do crime eleitoral, uma vez que, segundo ele, as pesquisas eleitorais têm grave e importante repercussão social.

“O que ocorreu foi um verdadeiro atentado contra a democracia, contra a legitimidade das eleições. Um instituto de pesquisa colocar e utilizar nome indevidamente de estatístico é algo estarrecedor”, afirma Oliveira.

O advogado Greg Maranhão, que também representa os partidos na ação contra o instituto Merita, ressalta que há também a necessidade de abertura de investigação policial para comprovar a manipulação de resultados e, portanto, a fraude nas pesquisas feitas pelo instituto nos Estados do Piauí e Maranhão.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.