Fechar
GP1

Política

Presidente da APPM diz que situação atual dos municípios piauienses é gravíssima

"Nós já entramos no mês de janeiro com queda, em março está prevista uma queda de mais de 20% do FMP, e nós vemos isso como uma situação grave", afirmou Arinaldo Antonio.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Antonio Leal (PSB), prefeito de Vila Nova do Piauí, falou sobre a reunião com a presidente Dilma, em Brasília, durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (31), na sede da APPM, localizada na região centro-sul de Teresina.

“Como essa reunião foi em nível federal, o acesso foi um pouco difícil, mas tivemos uma abertura com a presidente. Tivemos a oportunidade de falar sobre alguns programas que queremos realizar”, afirmou. Um dos projetos elencados pelo presidente é o Núcleo de Acompanhamento que será responsável por fiscalizar os programas do governo estadual e federal com o objetivo de dar celeridade ao andamento das obras. Para isso, Arinaldo falou que técnicos serão capacitados em todos os municípios do Piauí.

Imagem: Francyelle Elias/ GP1Arinaldo Antonio Leal (Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Arinaldo Antonio Leal

De acordo com Arinaldo Antonio, esses programas do governo federal são muito importantes, mas é preciso que se faça uma fiscalização. “Uma coisa que percebemos quando o governo oferece algum projeto, é que ele sempre é concluído com alguma verba do município. Quando são doadas retroescavadeiras, por exemplo, o município é exonerado com mão de obra, manutenção da máquina que é caríssima, combustível, então muitas prefeituras, e principalmente as pequenas, não têm condição de arcar com essas despesas, o que queremos é que o governo federal também veja o nosso lado”, disse.

Situação atual dos municípios

“O maior problema que temos hoje é a questão da inadimplência. Como o maior gargalo é a questão da receita, e essa a gente também já está conseguindo fazer um entendimento para que consiga ser resolvido, então eu acredito que nos próximos 30 ou 40 dias a maioria dos municípios já vai estar adimplente”,afirmou.

De acordo com o presidente, a expectativa era a de que a presidente Dilma fosse falar sobre algum pacote de medidas que viesse a intervir na questão do problema financeiro das cidades. “Esperávamos que os municípios fossem ser recompensados com o que foi tirado da desoneração do IPI, mas infelizmente não foi anunciado nada sobre isso. O que queríamos é que a presidente Dilma fizesse o que o presidente Lula fez em 2009, a desoneração do IPI para segurar a economia. Queremos tornar os municípios governáveis", disse.

Imagem: Francyelle Elias/ GP1Arinaldo Antonio Leal, presidente da APPM(Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Arinaldo Antonio Leal, presidente da APPM

Ao ser questionado sobre como ele considera a atual situação dos municípios piauienses, o presidente da APPM foi claro. “No meu entendimento é gravíssima, porque nós já entramos no mês de janeiro com queda, em março está prevista uma queda de mais de 20% do FMP, e nós vemos isso como uma situação grave”, concluiu.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.