Fechar
GP1

Política

Queixa do PSDB sobre tradução de denúncia de cartel é "até risível", diz ministro da Justiça

Ministro da Justiça rebate críticas de tucanos sobre investigações de suspeita de corrupção em contratos do sertor metroferroviário em SP e diz que partido quer confundir a opinião pública.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse lamentar a tentativa do PSDB de transformar em disputa política a investigação sobre as denúncias de cartel de trens no governo de São Paulo. Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 27, Cardozo qualificou como "risível" a queixa de lideranças do partido de que parte da documentação sobre o caso tenha sido adulterada.

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, acompanhado de outras lideranças da sigla, chegou a pedir a demissão do ministro. O partido questiona o fato de o ministro ter encaminhado as denúncias à Polícia Federal após recebê-las do deputado licenciado Simão Pedro (PT). O parlamentar foi acusado pelos tucanos de ter adulterado o conteúdo de uma carta enviada à Siemens em 2008. O texto continha as denúncias de formação de cartel entre multinacionais e pagamento de propinas para obtenção de contratos com o governo paulista.

"Há outras partes, eu diria, mais substantivas do ponto de vista informativo, que estavam nesse documento. Pode parecer, ao meu ver, algo até risível. Você recebe um amplo material de investigação, alguém sem saber quem mandou oficialmente diz que houve adulteração. Se não se sabe quem mandou, como é que pode adulterar? É uma tentativa de fazer uma confusão para a opinião publica, que eu lamento", reagiu o ministro.

A carta, enviada na época ao ombudsman da Siemens sem assinatura, é de autoria de um ex-diretor da multinacional. Ela foi escrita em inglês. Uma versão em português foi anexada ao relatório em que o ex-diretor cita o esquema de corrupção e envolve o PSDB. "Vamos ser sinceros. Isso faz parte da investigação. Se é um documento ou outro, se é uma tradução. Isso vai ser investigado", disse Cardozo.

O ministro reagiu mais uma vez às críticas do PSDB de que o PT pretende usar o caso para abafar o mensalão. "Lamento isso. Acho que os nervos de algumas pessoas estão a flor da pele. E quando não se quer que uma investigação siga seu rumo normal, se quer transformar tudo numa disputa política. A Polícia Federal cumprirá seu papel", afirmou.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.