Fechar
GP1

Política

Prefeito Odival Andrade é cassado por abuso de poder econômico e compra de votos

Com a cassação assume a prefeitura o presidente da Câmara Municipal até a convocação de novas eleições, já que Odival Andrade foi eleito com 57,83% dos votos válidos.

O Juiz Francisco João Damasceno, da 11ª Zona Eleitoral, julgou procedente na manhã de hoje (19) a ação de impugnação de mandato eleitivo -AIME que pedia a cassação do mandato do prefeito de Piripiri, Odival José de Andrade. A Ação foi ajuizada pela coligação “Unidos Pelo Trabalho” liderada pelo ex-prefeito Luiz Cavalcante e Menezes. Com a cassação assume a prefeitura o presidente da Câmara Municipal até a convocação de novas eleições, já que Odival Andrade foi eleito com 57,83% dos votos válidos.

A coligação argumentou que o prefeito no decorrer da campanha utilizou as mais variadas formas de abuso de poder, práticas ilegais que vão desde a deflagração de campanha antecipada até a utilização de recursos não declarados, o denominado “caixa dois”.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Odival Andrade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Odival Andrade
Um dos fatos elencados na ação é o desvio de recursos federais no montante de R$ 1.043.168,86 (hum milhão quarenta e três mil cento e sessenta e oito reais e oitenta e seis centavos) que deveria ser aplicado na Escola João Coelho de Resende. O valor, segundo a coligação “Unidos Pelo Trabalho” foi desviado para a campanha do então candidato Odival José de Andrade.

A ação também destacou o uso de Programa Habitacional “Minha Casa Minha Vida”. Fotos anexadas aos autos mostram que os veículos a serviço da empresa que executa obra pública trabalhavam concomitantemente para a campanha do candidato Odival Andrade como um carro que levava diariamente combustível para o maquinário no canteiro de obras e também transportava os cavaletes de propaganda.

Odival também foi acusado de utilizar bens públicos imóveis para promover sua candidatura e distribuição de camisas padronizadas em plena campanha eleitoral.

O prefeito é alvo ainda de uma ação de investigação judicial eleitoral - AIJE.

Confira abaixo a decisão

Imagem: GP1Decisão(Imagem:GP1)Decisão
Imagem: GP1Decisão(Imagem:GP1)Decisão

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.