Fechar
GP1

Política

Vereador Dudu diz que a saúde pública de Teresina está na UTI

O vereador deu destaque à situação de superlotação no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Em sessão ordinária realizada na manhã de hoje (11), na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), fez uso da tribuna para se pronunciar sobre o descaso que vive a saúde publica em Teresina. O vereador deu destaque à situação de superlotação no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O vereador participou ontem (10) de reunião com o senador Wellington Dias, o prefeito Firmino Filho, deputados do PT, vereadores, Secretário Municipal de Saúde, Reitor, diretores e representantes da Universidade Federal do Piauí, no Hospital Universitário (HU), onde discutiram soluções para ampliar o atendimento no local a pacientes de Teresina. Dessa forma o HU poderá auxiliar o HUT.
Imagem: DivulgaçãoVereador Dudu(Imagem:Divulgação)Vereador Dudu usa a tribuna para denunciar saúde pública de Teresina
Segundo prefeito de Teresina, a proposta é utilizar o HU, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital da Polícia Militar como uma retaguarda do HUT, que sofre com o problema de superlotação com pacientes da capital, interior do Estado e Maranhão.

“O próprio Firmino destacou que, hoje, o HUT consome R$10,5 milhões da receita líquida com investimentos do Ministério da Saúde e da Prefeitura,o que ainda não é suficiente para desafogar a unidade”, destaca o vereador Dudu.

Na sessão, Dudu ressaltou a mensagem desesperadora do Presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Aderivaldo Andrade, que criticou a burocracia existente para resolver a situação e alertou para a gravidade do problema na unidade.

“Foi um apelo desesperador: ou se distribui o atendimento do HUT para outras unidades nas esferas estadual e federal ou vai continuar morrendo muita gente naquele hospital. Quando um gestor de uma pasta tão sensível declara a incapacidade de administrar um problema desta natureza é porque a situação da nossa saúde está na UTI", alerta o vereador.

O vereador Dudu e o Presidente da Câmara, Rodrigo Martins (PSB), solicitaram, durante a sessão, um requerimento de convocação aprovado pela Casa que convida o presidente Aderivaldo Andrade, o secretário municipal de saúde, Noé Fortes, além do secretário estadual de saúde, Ernani Maia, a tratarem dos convênios da saúde pública de Teresina, especialmente as questões financeiras.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.