Fechar
GP1

Política

Joaquim Barbosa deixa o STF e diz que sai de "alma leve"

"Acho que os cargos devem ser ocupados por um determinado prazo e depois deve se dar oportunidade a outras pessoas. E eu já estou há 11 anos".

Nesta terça-feira (01), o ministro Joaquim Barbosa participou da última sessão na Corte. Após 11 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim deve deixar o supremo e disse que saiu por “Livre arbítrio”.


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarJoaquim Barbosa deixa o STF após 11 anos na Corte (Imagem:Divulgação)Joaquim Barbosa deixa o STF após 11 anos na Corte 
"A minha concepção da vida pública é pautada pelo princípio republicano. Acho que os cargos devem ser ocupados por um determinado prazo e depois deve se dar oportunidade a outras pessoas. E eu já estou há 11 anos”, disse à época. Na saída do tribunal, Barbosa disse aos jornalistas que sai de “alma leve”. Além disso, ele acrescentou que espera que seu próximo sucessor seja um bom “estadista”.

O ministro Luís Roberto Barroso elogiou Barbosa. "O Brasil precisa de símbolos. É impossível resumir as pessoas em uma frase. As pessoas são pacote completo com suas virtudes. Ele conquistou muitas coisas, ter sido o primeiro negro a chegar à presidência da Corte. Você pode concordar mais ou menos, mas certamente é uma pessoa decente”, disse.

Barbosa ficou conhecido após ser escolhido como relator do caso mensalão que resultou no julgamento de 24 pessoas que foram condenadas, sendo 19 delas presas, e muitas rusgas internas na Corte. Com informações do terra 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.